Site da Receita Federal volta a funcionar após ficar fora do ar por 3 horas
O acesso à consulta da restituição do Imposto de Renda foi aberto nesta manhã e o site caiu por volta das 12h
O site para consultas da restituição IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) de 2023 voltou a funcionar por volta das 15h15 (de MS) nesta quarta-feira (24). Por conta da demanda, os servidores da Receita Federal não suportaram e o site ficou fora desde as 12h.
Para consultar a restituição, basta informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), data de nascimento e o ano de exercício. Além disso, o usuário deve marcar "sou humano". Em Mato Grosso do Sul, 53.746 contribuintes estão no primeiro lote, com R$ 100.149.653,85 a receber no dia 31.
O primeiro lote contempla 4,1 milhões de contribuintes em todo o Brasil que estão fila prioritária, sendo: idosos acima de 80 anos; pessoas com deficiência; professores; e quem fez a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição por transferência via Pix.
Considerado pela Receita Federal o maior da história, o primeiro lote irá distribuir cerca de R$ 7,5 bilhões aos contribuintes. A entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 começou no dia 15 de março e termina em 31 de maio, às 22h59 (horário de Mato Grosso do Sul). O contribuinte que ainda não enviou tem apenas sete dias para enviar.