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Educação e Tecnologia

A seis dias do Enem, alunos focam na revisão de conteúdos mais difíceis

Na reta final, cursinhos reforçam conteúdo e tiram dúvidas dos estudantes que relatam nervosismo com a prova

Por Jéssica Fernandes | 28/10/2024 12:46
Estudantes do Nota 10 participam de aula de redação nesta segunda-feira. (Foto: Marcos Maluf)
Estudantes do Nota 10 participam de aula de redação nesta segunda-feira. (Foto: Marcos Maluf)

Na reta final de estudos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o clima é de muita concentração por parte dos alunos que aproveitam esses últimos dias para tirar dúvidas em sala de aula e revisar os conteúdos considerados os mais desafiadores, como a redação e ciências exatas. Enfrentando uma corrida contra o tempo, os estudantes não escondem o nervosismo para a primeira etapa da prova, que será aplicada no domingo (3), em todo País.

RESUMO

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A reta final do Enem está agitando estudantes em Mato Grosso do Sul, com foco em revisão e preparação para a prova. A redação e as ciências exatas são as áreas mais desafiadoras, com professores dedicando tempo para tirar dúvidas e oferecer dicas. Alunos expressam nervosismo, mas também confiança e determinação para alcançar seus objetivos. A estratégia de revisão inclui exercícios, aulões e a análise de provas anteriores, além de garantir uma boa gestão de tempo para a prova, especialmente para as áreas de ciências da natureza e exatas.

Em Mato Grosso do Sul, 51.199 estudantes estão inscritos no Enem, que no domingo traz 45 questões de linguagens, 45 questões de ciências humanas e redação. Já no dia 10 de novembro é a vez das ciências exatas e ciências da natureza.

Professor de redação no Colégio Nota 10, Cadu Silva comenta que nessa semana o foco é trabalhar as principais dúvidas dos estudantes. “Vamos abordar as questões que são relevantes para o texto, os exercícios que estão faltando, as últimas dicas de redação e o que precisa ser feito neste domingo. É uma semana que estamos nos dedicando às matérias de humanas”, explica.

Professor de redação, Cadu fala que momento é de sanar dúvidas. (Foto: Marcos Maluf)
Professor de redação, Cadu fala que momento é de sanar dúvidas. (Foto: Marcos Maluf)

Nesta segunda-feira (28), o professor estava repassando para as turmas, que unem o 3º ano do ensino médio e cursinho pré-vestibular, os possíveis temas de redação que podem cair no domingo. “Nos últimos anos, o que mais caiu foram dois eixos temáticos: Sociedade e comportamento. Desde 2011 foram pelo menos seis temas ligados a eles e nos últimos quatro anos, três temas foram sobre direito, leis, regras e o que elas têm a ver com a questão comportamental da sociedade”, fala.

Além desse momento de reforçar conteúdo e dar as últimas dicas, Cadu destaca que o trabalho também envolve tranquilizar aqueles que vão prestar o Enem. “É hora de tranquilizar os alunos, é tão importante quanto os outros trabalhos. É hora de trazer o acolhimento, acalmar os alunos”, completa.

Ana Júlia da Silva Lima, de 18 anos, está no cursinho pré-vestibular com a expectativa de passar em medicina. Desde o começo do ano, a rotina de estudos tem sido um processo difícil para a jovem, que relata sentir um pouco de nervosismo às vésperas do Enem.

Na reta final de estudos, Ana relata estar confiante para prestar o vestibular. (Foto: Marcos Maluf)
Na reta final de estudos, Ana relata estar confiante para prestar o vestibular. (Foto: Marcos Maluf)

“Eu estou nervosa, mas ao mesmo tempo eu sinto o dever cumprido e isso me conforta bastante. Claro, não é garantia de que vai ser esse ano porque o curso que eu quero é difícil, muitos  competindo, mas a minha parte eu fiz”, fala.

Com preferência pela área de biologia, ela está usando o tempo que falta para revisar física e matemática. “São as matérias que os alunos  têm mais dificuldade e são as que fazem a diferença porque a linguagem geralmente é mais fácil e as pessoas vão melhor. A medicina é justamente isso, é fazer o diferencial porque é o que vai garantir a vaga”, diz.

No cursinho pré-vestibular do Colégio Refferencial, as cabines de estudos estavam cheias. Sofia Araújo, de 20 anos, também quer garantir uma vaga no curso de medicina. A estratégia dela é rever o que caiu nos anos anteriores do Enem.

Sofia tem aproveitado o tempo para estudar edições anterioes do Enem. (Foto: Marcos Maluf)
Sofia tem aproveitado o tempo para estudar edições anterioes do Enem. (Foto: Marcos Maluf)

“Como agora é a reta final, a gente dá uma voltada nas questões antigas do próprio Enem, porque aí temos uma noção de como é cobrado. Porque acaba que não dá tempo de revisar vários assuntos”, afirma.

Coordenador do cursinho Refferencial, Edilson Soares da Silveira conta que na reta final para o Enem é comum os alunos terem mais foco. Nesta semana, a concentração da turma está voltada para ciências humanas e linguagens, que são as áreas de conhecimento que marcam a primeira fase.

Para auxiliar os alunos, o professor de biologia e os demais do cursinho têm passado bastante exercícios e revisões desde o começo deste mês. A instituição também recorre aos aulões, sendo o primeiro nesta sexta e será para repassar o conteúdo de humanas e linguagens, na próxima é a vez de ciências da natureza e exatas.

Professor Edilson explica que maior desafio do aluno é administrar o tempo de prova. (Foto: Marcos Maluf)
Professor Edilson explica que maior desafio do aluno é administrar o tempo de prova. (Foto: Marcos Maluf)

Segundo o coordenador, essas duas últimas áreas de conhecimento, somadas à questão do tempo para fazer a prova, estão entre as principais dificuldades dos vestibulandos. “Você não pode ficar muito tempo em uma questão porque isso vai impactar nas demais que ainda estão por vir. Então, o aluno tem uma média de três minutos e meio por questão. Quando entra nessa parte de ciência da natureza e matemática, o tempo é imprescindível, além do conhecimento.  O aluno tem que treinar muito exercícios para correr contra o tempo”, esclarece.

No Colégio Adventista os aulões também fazem parte dos preparativos para o Enem uma vez por trimestre. Coordenadora geral do ensino médio na escola, Nádia Teixeira da Silva fala sobre o suporte oferecido nesse formato de aula.

“O aulão traz muito isso, as dicas de como me comportar nesse momento do Enem, dicas de uma forma geral que vão contemplar ali a questão de administração de tempo, como desenvolver melhor a redação, então a gente vai dando essas possibilidades, essas retomadas com o aluno”, frisa.

Alunos do Refferencial se preparam para Enem na sala de estudos. (Foto: Marcos Maluf)
Alunos do Refferencial se preparam para Enem na sala de estudos. (Foto: Marcos Maluf)

Desde o começo do ano, os professores têm acompanhado os alunos, que também têm a opção de participar, de forma paralela, do cursinho preparatório da instituição. A coordenadora explica que o material vai de acordo com o modelo seguido pelo vestibular.

“Tem um material que é complementar ao ensino médio para o primeiro, segundo e terceiro que é o ‘Maratona do Enem’. É um caderno de treino, de exercícios, especificamente, porque uma das grandes questões quando a gente fala de vestibular é a necessidade que há de se treinar para aquele modelo de prova”, declara.

Cursinho online -  Com 200 alunos inscritos no Projeto “De olho no futuro”, que é desenvolvido de forma gratuita por graduandos da UFMS, o professor Marcos  Vinicius Alves dos Santos, de 22 anos, conta que nas últimas quatro semanas cresceu o número de inscritos no cursinho.

“Nessa reta final está sendo top demais, tivemos uma adesão maior de alunos. A animação e as expectativas deles para a prova são ótimas. Estão bem confiantes no resultado para esses dois finais de semana”, afirma.

A área de exatas, segundo o professor, é a que mais tem atraído os alunos.  “Creio que a maior parte de dificuldade deles é em razão à matemática, é nas funções em especial trigonometria, exponenciais e logarítmicas, além de alguns outros conteúdos que existem dentro da disciplina”, cita.

A aluna do 3º ano do ensino médio, Julia Victoria, de 17 anos, é uma das participantes da iniciativa. A jovem começou a estudar para o Enem em julho deste ano e tem dividido o tempo entre os estudos e as tarefas de casa.

Com interesse em ingressar no curso de engenharia civil, Júlia conta que está confiante. “Se ficar nervosa, acaba atrapalhando tudo, né? Então eu tento manter o controle. Obviamente treinando muita redação”, destaca.

Para garantir uma boa nota na redação, a estudante procurou ver os temas anteriores. “Eu pesquisei sobre os anos anteriores dos temas de redação e tentando também lembrar sobre os fatos dos dias de hoje, mas sempre por volta da realidade, sabe? Até então eu estudei sobre a fome e miséria no Brasil (que inclusive é um tema polêmico), estudei sobre a saúde pública, segurança, acessos limitados pela população mais desfavorecidas”, completa.

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