Candidatos avaliam tema da redação como “tranquilo”
“O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira" foi o assunto deste ano
Sem focar especificamente na pandemia, o tema escolhido para redação deste ano no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi sobre saúde mental. Em Campo Grande, candidatos avaliaram o assunto como “tranquilo”.
Um dos primeiros a finalizar a prova na Escola Joaquim Murtinho, Gian França, de 18 anos, disse que viu o tema como diferente. “Não estava difícil, mas achei que fosse ser algo mais direto sobre a pandemia, mas acho que fui bem. Gosto da redação”, disse.
Sobre os protocolos de biossegurança, Gian relatou que todos em sua sala respeitaram. “Foi tudo certo lá dentro, todo mundo respeitando e de máscara. Não causou medo de nada”, completou. Em relação às questões, ele avaliou como condizentes com o ensinado durante os três anos de ensino médio.
Já tendo treinado para o tema, Guilherme Godoy, de 17 anos, contou que havia escrito um texto de teste sobre depressão. “Eu fiz, então estava por dentro. No sentido geral, a prova foi tranquila, só é complicada porque é muito extensa. Agora é esperar a próxima semana”.
Ainda treinando, Júlio César Carvalho Santos, de 16 anos, contou que foi a primeira vez a realizar o exame. Em sua avaliação, o tema foi condizente com o restante da prova, “não achei muito difícil, foi tranquila. Achei que a redação fosse ser sobre algo relacionado com mundo virtual, mas acho que fui bem”, relatou.
Os candidatos precisaram realizar um texto dissertativo-argumentativo com opiniões e defesa de um ponto de vista. A avaliação considera cinco competências e a nota máxima é 1.000 pontos. Em Mato Grosso do Sul, 84 mil candidatos se inscreveram para o exame.