ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 20º

Educação e Tecnologia

Em 1º dia de matrícula da rede estadual, pais chegam cedo para garantir vagas

Houve a expansão de aproximadamente 39 mil vagas e a ampliação do ensino integral nos 79 municípios do Estado

Por Dayene Paz e Idaicy Solano | 07/11/2023 08:16
Pais aguardam para fazer matrícula nesta manhã. (Foto: Idaicy Solano)
Pais aguardam para fazer matrícula nesta manhã. (Foto: Idaicy Solano)

Os pais chegaram cedo nesta terça-feira (7) na Central de Matrículas da SED (Secretaria Estadual de Educação), localizada na Rua Joaquim Murtinho, em Campo Grande, para garantir vaga entre as 205.460 ofertadas em Mato Grosso do Sul. O prazo para a inscrição dos alunos acaba no dia 4 de janeiro de 2024.

Mas teve quem decidiu garantir logo a vaga e na central já havia fila nesta manhã. É o caso da dona de casa Mércia Gomes Lima Moraes, de 44 anos, que foi matricular o filho de 14 anos. "Vim cedo porque achei que a fila estaria grande, mas cheguei aqui e tinha só uma pessoa na frente", diz Mércia.

Os filhos da assistente social Dilma Pereira, de 40 anos, têm 14 anos e sempre estudaram na rede municipal. Este ano, entrarão na estadual. "Cheguei cedo porque além de garantir a vaga queria ver como é que funciona também a rede estadual", afirma a mãe.

O coordenador de matrícula da Rede Estadual, Alciley Lopes, explicou que houve a expansão de aproximadamente 39 mil vagas e a ampliação do ensino integral nos 79 municípios do Estado. "Nós tínhamos 166 escolas com turmas em tempo integral e esse ano nós passamos para 219. Então é uma oportunidade a essas famílias de ampliar o tempo de estudo", explica.

Coordenador de matrícula da rede estadual, Alciley Lopes. (Foto: Idaicy Solano)
Coordenador de matrícula da rede estadual, Alciley Lopes. (Foto: Idaicy Solano)

Além disso, a SED está disponibilizando 16 mil vagas de Ensino Fundamental 1 e 2 para dar oportunidade às prefeituras. "Para que tenha mais vaga nas creches. Porque a deficiência na rede municipal são as creches. Então, a prefeitura deixa de atender essas turmas e o Estado atende para poder auxiliar nessa defasagem", pontua Alciley.

Matrícula - O período de pré-matrícula começa hoje e segue até o dia 4 de janeiro de 2024, válido para os estudantes que desejam fazer a confirmação da permanência nas unidades escolares estaduais e também para aqueles que desejam ingressar na rede estadual.

Já a divulgação da lista de designação das escolas está prevista para o dia 7 de janeiro. Por fim, as aulas serão retomadas na segunda semana de fevereiro.

Em caso de dúvidas, a SED disponibiliza o telefone da Central de Matrículas, 0800-647-0028, ou atendimento na sede, na Rua Joaquim Murtinho, 2.612, Itanhangá Park. O atendimento por telefone e presencial ocorre de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar no canal do Campo Grande News. 

Nos siga no Google Notícias