Na véspera do 2º dia de provas do Enem, orientação é descansar e relaxar
Para quem não consegue ficar longe dos livros, dica é apenas revisar conteúdo e não tentar aprender nada novo
Descansar. Essa é a orientação aos estudantes que participarão do segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no próximo domingo (24). As provas são de ciências da natureza e matemática e segundo professor de cursinho, ideal é relaxar neste sábado.
Guilherme de Almeida Vargas, é professor de Química no Ensino Médio e cursos pré-vestibulares. Para ele, que há anos atua com os jovens, nem todos conseguem desgrudar dos livros na véspera das provas, mas seria o mais adequado.
“Na reta final o indicado é o descanso. Aproveitar o sábado pra relaxar. Mas nem todo aluno se sente bem descansando”, avalia, orientando para que nesses casos, o aluno apenas “revise conteúdos, mas não tente aprender nada novo”.
Essa possibilidade de iniciar o estudo de alguma matéria não vista pode causar mais nervosismo e ansiedade, o que prejudica na hora da prova. “Quando o aluno se sente bem estudando, ele não consegue ficar sem fazer nada. Pra esse aluno, que ele revise conteúdo”.
A alimentação deve ser equilibrada também, evitando alimentos pesados e que possam causar algum mal estar. “O sono de sábado pra domingo deve ser bom também. O ideal é ouvir uma música mais calma, aplicar técnicas de respiração e fazer algum alongamento”, sinaliza o professor.
O total de inscritos para o Enem no Estado foi de 82.638, mas apenas 35.328 (42,8% do total) se fizeram presentes nos locais de prova no primeiro dia, 17 de janeiro.