ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Programa federal levará internet para 171 instituições públicas de ensino de MS

Em todo o país, a iniciativa investirá R$ 8,8 milhões para levar conexão a 138 mil escolas de educação básica

Por Gabriela Couto | 27/09/2023 15:23
Estudante da rede pública de ensino de Campo Grande durante aula de computação com acesso a internet (Foto: PMCG)
Estudante da rede pública de ensino de Campo Grande durante aula de computação com acesso a internet (Foto: PMCG)

Foi anunciado pelo governo federal nesta terça-feira (26) o programa Escolas Conectadas que pretende universalizar a conectividade de qualidade nas instituições públicas de educação básica até 2026.

A parceria entre os ministérios da Educação e das Comunicações irá promover o acesso à internet rápida nas mais de 138 mil escolas, a partir de um investimento de R$ 8,8 bilhões. Sendo que em Mato Grosso do Sul serão atendidas 171 instituições de ensino, ou seja, 13% das 1.354 escolas públicas de educação básica no estado.

Atualmente, o Estado já conta com 1.183 colégios com acesso à banda larga fixa de fibra óptica. Outro desafio é levar conexão via Wi-Fi para 501 instituições de ensino públicas sul-mato-grossenses.

“A educação das nossas crianças e jovens não pode esperar. Temos que ter um trabalho imenso para recuperar a capacidade dessas crianças voltarem a aprender. Com internet de qualidade em todas as escolas, o filho do pobre terá a mesma qualidade de ensino que o filho do rico”, diz o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para além da necessidade de levar internet ao ambiente escolar, a intenção é garantir que esse acesso seja de qualidade e verificado. A meta é garantir conexão por fibra óptica ou via satélite com velocidade de pelo menos 1 Mbps por aluno. Em Mato Grosso do Sul, são cerca de 568,4 mil matrículas na educação básica.

As informações do Governo Federal indicam que hoje o Estado tem 213 escolas com velocidade de internet monitorada e adequada, 707 com velocidade monitorada, mas de qualidade insuficiente, e 434 sem qualquer tipo de monitoramento.

Há ainda duas escolas que não possuem acesso à energia elétrica ou que possuem somente acesso à eletricidade por meio de gerador fóssil. Para essas unidades será viabilizada a conexão com a rede pública de energia ou geradores fotovoltaicos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias