UFMS abre 300 vagas em curso de especialização para educação de surdos
Qualificação terá carga horária de 360 horas e duração de 12 meses
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para processo seletivo do curso de Especialização em Atendimento e Educação de Surdos em Espaços Escolares. Ao todo, são oferecidas 300 vagas, sendo destinadas 60 para ações afirmativas. A qualificação, que será ministrada a distância, terá carga horária de 360 horas e duração de 12 meses.
De acordo com a coordenadora, Karine Albuquerque de Negreiros, o curso é ofertado pela Faed (Faculdade de Educação) e tem por objetivo contribuir para a formação continuada e especialização de professores que atuam nos sistemas de ensino da educação básica e nos atendimentos especializados da área de educação bilíngue de surdos.
A formação qualificará os participantes na modalidade de educação escolar oferecida em Libras (Língua Brasileira de Sinais) como primeira língua, e em português escrito como segunda língua. Esses profissionais estarão aptos para exercer trabalho pedagógico com crianças e adolescentes surdos.
“Nosso quadro de professores é composto por surdos e ouvintes, todos atuantes na educação de surdos e pesquisadores da nossa universidade. O curso será realizado totalmente a distância com nosso AVA (Ambiente Virtual de Apoio), e os participantes poderão contar com o suporte de uma equipe de tutores e professores que compõem a comissão do curso”, explica a coordenadora.
Inscrições - A inscrição é gratuita e deve ser feita no portal https://posgraduacao.ufms.br até 25 de julho. Os candidatos devem digitalizar e anexar os seguintes documentos: comprovante de atuação na rede pública de ensino; foto 3×4; diploma de graduação frente e verso, ou declaração que o estudante vai concluir o curso no semestre de início da especialização; histórico escolar de graduação, devidamente assinado e carimbado pela instituição de ensino superior; documento de identificação (RG, CNH ou carteira funcional) e CPF; certidão ou registro de nascimento ou casamento; título de eleitor; comprovante de endereço atualizado; registro nacional de estrangeiro ou passaporte e certificado de reservista (candidatos do sexo masculino).
Mais informações estão disponíveis nos editais que podem ser conferidos também no portal da Faed.