ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

UFMS recebe R$ 14,3 milhões para centro de pesquisa na área da saúde

Recurso foi aprovado em programa de financiamento de estudos do governo federal

Por Gustavo Bonotto | 30/12/2024 23:21
Técnica manipula tubos com equipamentos de proteção individual, dentro de laboratório. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Técnica manipula tubos com equipamentos de proteção individual, dentro de laboratório. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Projeto da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) foi contemplado com aporte de R$ 14,3 milhões para modernização de equipamentos e garantir a sustentabilidade dos laboratórios envolvidos no centro de pesquisa. O fundo é oriundo do Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), vinculada ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações).

Conforme o comunicado, o montante será utilizado para a a criação do Centro de Pesquisa e Inovação em Bioprospecção e Síntese de Produtos para a Saúde Humana e Animal. O projeto, segundo a UFMS, busca implementar de soluções inovadoras para desafios críticos na área da saúde, com impacto direto no bem-estar humano.

A aprovação do projeto também permitirá avanços em estudos de metabolômica, proteômica e lipidômica, além de contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos e materiais biológicos.

Formado por uma parceria entre a UFMS e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, o centro de pesquisa reunirá diversos laboratórios da universidade, incluindo o Laboratório de Síntese e Transformações de Moléculas Orgânicas, o Laboratório de Purificação de Proteínas e suas Funções Biológicas e o Laboratório de Óptica e Fotônica.

Além disso, o projeto contará com a colaboração de grupos de pesquisa da Facfan (Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição), da Faculdade de Medicina, do Instituto de Física e do Instituto de Química.

De acordo com a professora Maria Lígia Rodrigues Macedo, coordenadora da proposta, a ampliação da infraestrutura permitirá o fortalecimento do ambiente científico da UFMS, beneficiando diversas unidades da instituição e impulsionando o crescimento econômico e a inovação. “A infraestrutura irá promover a integração entre academia e indústria, desenvolvendo tecnologias para o mercado e capacitando profissionais nas áreas de bioprospecção, biotecnologia e síntese de produtos para a saúde”, explicou.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias