Após mudanças de regras, qual é a sua opinião sobre o trânsito de Campo Grande?
Código de Trânsito foi alterado para incluir, por exemplo, aumento da validade da CNH para uma faixa etária
Enquete do Campo Grande News nesta segunda-feira (18) pergunta aos leitores qual a opinião sobre as novas regras de trânsito após um ano em vigor. Para participar, basta responder no campo abaixo ou na capa do jornal.
A Lei 14.071/2020 originou de um projeto do governo federal em 2019, sendo aprovado pelo Congresso Nacional no ano seguinte. A lei alterou o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e as mudanças só passaram a valer em abril de 2021.
Desde então, um veículo pode, por exemplo, fazer conversão à direita no cruzamento, mesmo com o sinal na luz vermelha, se houver placa indicando a permissão. Tal prática já é comum nos Estados Unidos e em países da Europa, mas no Brasil, até agora, só era permitida excepcionalmente e em locais bem específicos.
A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) teve a validade ampliada para condutores com menos de 50 anos. Para este público, o documento passou a ser aceito por dez anos. Motoristas entre 50 e 70 anos continuam tendo que renovar a cada cinco anos, e os maiores de 70 anos terão prazo ainda menor, de três anos.