Enquete: 66% dos leitores não estão prontos para declarar Imposto de Renda
Contribuintes têm entre 15 de março e 31 de maio para fazer declaração
A enquete desta segunda-feira (27) perguntou aos leitores do Campo Grande News se já estão com tudo pronto para declaração do Imposto de Renda. A maioria, 66%, respondeu que ainda não organizou os documentos, enquanto 34% se adiantaram e já estão prontos para realizar a declaração.
Nas redes socais do jornal, leitores declararam que estão perdidos a respeito das orientações para realizar a declaração. "Nem sei por onde começar", escreveu Alessandra Perla Zanuncio. "Eu nem sei como e onde faço isso", escreveu Marcio Roberto.
A Receita Federal divulgou nesta segunda-feira as regras para declarar o Imposto de Renda 2023. Este ano, os contribuintes terão um prazo maior para entregar a declaração, entre 15 de março e 31 de maio. O programa de declaração do Imposto de Renda 2023 será liberado dia 15 de março, quando começa o prazo de entrega.
Declaração pré-preenchida - Uma das opções para facilitar o processo é a declaração pré-encolhida, que estará disponível para os declarantes com conta nível prata e ouro no site do governo. A declaração pode ser feita online, através do PGD IRPF e no portal e-CAC e em dispositivos móveis, com o aplicativo Meu Imposto de Renda.
Multa - Quem perder o prazo está sujeito a pagar multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. O contribuinte tem o período de 30 dias para realizar o pagamento da multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic). O Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) da multa pode ser emitido pelo programa do imposto de renda ou pelo e-CAC, na opção Meu Imposto de Renda.