Enquete: 94% dos leitores não fazem exame de prevenção ao câncer de boca
No Centro-Oeste, o câncer de boca é o quinto mais frequente entre homens: 8,14 por 100 mil habitantes
A maioria dos leitores, 94%, informou na enquete do Campo Grande News que não fez exame de prevenção ao câncer de boca. Apenas 6% relatam já ter passado por exames. O mês de novembro é reservado para campanhas e ações de prevenção ao câncer bucal.
Nas redes sociais do jornal, os leitores comentaram que ainda não passaram por avaliação. Wellignton Almeida relata que é uma dessas pessoas, "nunca fiz", afirmou o rapaz.
Anualmente, o início de novembro é reservado para campanhas e ações de prevenção ao câncer bucal, que é um dos tipos mais incidentes no Brasil. Nesta quarta, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) estava na Praça Ary Coelho, no centro de Campo Grande, para realizar triagem e identificação de possíveis casos.
Esse tipo de câncer acomete principalmente a população masculina, no Centro-Oeste, é o quinto mais frequente entre homens, 8,14 por 100 mil habitantes, e o 15° entre as mulheres. A média do Centro-Oeste ultrapassa o índice nacional, em que a taxa de incidência é de 3,6 casos por 100 mil habitantes. Os dados são do Inca (Instituto Nacional de Câncer).
De acordo com a cirurgiã dentista Christiane Saliba, responsável pela rede de atenção odontológica da Sesau, quando o câncer de boca é identificado de forma precoce as chances de cura são altas.