ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, DOMINGO  13    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Ação contra o câncer de boca pretende atender 500 pessoas de forma gratuita

Com triagens e orientações, o "Dia de Prevenção ao Câncer Bucal" ocorre das 8h às 14h

Por Clara Farias e Idaicy Solano | 08/11/2023 08:52
Pacientes aguardam por triagem em "Dia de Prevenção ao Câncer Bucal", na Praça Ary Coelho (Foto: Idaicy Solano)
Pacientes aguardam por triagem em "Dia de Prevenção ao Câncer Bucal", na Praça Ary Coelho (Foto: Idaicy Solano)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) pretende atender cerca de 500 pessoas em ação para diagnosticar o câncer de boca nesta quarta-feira (8). O "Dia de Prevenção ao Câncer Bucal" é realizado anualmente com o objetivo de identificar e prevenir os casos deste tipo de câncer. O "Dia D" ocorre das 8h às 14h na Praça Ary Coelho, Centro de Campo Grande, e é gratuito.

O câncer de boca é um dos tipos mais incidentes no Brasil e acomete, principalmente, a população masculina. No Centro-Oeste, é o quinto mais frequente entre homens, 8,14 por 100 mil habitantes e o 15° entre as mulheres. A média do Centro-Oeste ultrapassa o índice nacional, em que a taxa de incidência é de 3,6 casos por 100 mil habitantes.

Segundo a cirurgiã dentista Christiane Saliba, responsável pela rede de atenção odontológica da Sesau, a semana nacional tem o intuito de alertar sobre a alta incidência do câncer de boca, os fatores de risco e sobre o diagnóstico precoce, que aumentam significativamente as chances de cura do paciente.

"Nós estamos com avaliações e orientações de saúde bucal e, principalmente, da prevenção do câncer de boca", diz. A ação é uma parceria entre as universidades, Sesau e CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul).

José Carlos Silva, 56, foi até a ação devido ao número de aftas que o filho estava apresentando (Foto: Idaicy Solano)
José Carlos Silva, 56, foi até a ação devido ao número de aftas que o filho estava apresentando (Foto: Idaicy Solano)

O pescador José Carlos Silva, 56, informou que ficou sabendo da ação por meio da matéria veiculada no Campo Grande News e acredita que o evento é uma oportunidade para prevenção, visto que o câncer de boca é um câncer silencioso. "Como o meu filho tem muita afta e a minha família tem tido também bastante, vimos aqui uma oportunidade de passar por avaliação. Prevenir é o melhor remédio e é isso que viemos fazer", comentou.

A professora aposentada Ada Lúcia de Aquino, 74, comentou que foi até a praça também com o intuito de se prevenir contra o câncer de boca e passar pela triagem. "Se a população entendesse que qualquer tipo de câncer descoberto no início possui uma chance maior de cura ou tratamentos paliativos com certeza seria melhor", destacou.

A professora aposentada, Ada Lúcia de Aquino, 74, aguardando por atendimento (Foto: Idaicy Solano)
A professora aposentada, Ada Lúcia de Aquino, 74, aguardando por atendimento (Foto: Idaicy Solano)

O autônomo Eolálio Ribeiro, de 60 anos, explicou que viu na ação a oportunidade de passar pela triagem, pois está com uma pequena ferida na boca que não se resolve "de jeito nenhum" e está aumentando a cada dia que passa. "Fui ao posto há três dias, passaram pomada, remédio e nada sara, aí vim hoje aqui para um diagnóstico mais certeiro", comentou.

A Semana de Prevenção ao Câncer de Boca ocorre anualmente, no início de novembro. As ações de prevenção estão previstas para ocorrer durante todo o mês, nas unidades de saúde da Capital.

O Campo Grande News quer saber se você já fez exame de prevenção a este tipo de câncer? Participe da enquete ao final da matéria ou na capa do jornal e deixe seu relato nas nossas redes sociais.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Enquete

Você já fez exame de prevenção ao câncer de boca?

Sim

6%

Não

94%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
A votação para essa enquete terminou.
Nos siga no Google Notícias