ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEXTA  11    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Mutirão fará "inspeção" em bocas para detectar lesões suspeitas de câncer

Trabalho acontece das 8h às 14h como parte das atividades da Semana de Prevenção ao Câncer

Por Mylena Fraiha | 06/11/2023 13:22
Dentista realiza atendimento de triagem em evento da Prefeitura (Foto: Divulgação)
Dentista realiza atendimento de triagem em evento da Prefeitura (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), realizará o "Dia de Prevenção ao Câncer Bucal" na Praça Ary Coelho, nesta quarta-feira (8). O evento ocorrerá das 8h às 14h como parte das atividades da Semana de Prevenção ao Câncer.

Durante o evento, a população da Capital terá a oportunidade de passar por triagens e avaliações de lesões suspeitas, bem como receber orientações sobre a prevenção do câncer bucal.

De acordo com a Sesau, a ação visa facilitar o acesso aos serviços de saúde e sensibilizar a sociedade para a importância da prevenção, informando sobre como evitar ou reduzir a exposição aos fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento dessa doença.

A coordenadora da CRAO (Rede de Assistência Odontológica da Sesau), Christiane Saliba, enfatiza que o diagnóstico precoce é fundamental para tratar a doença. "É fundamental consultar um cirurgião-dentista regularmente. Assim, no caso de alguma lesão pré-cancerígena, o profissional poderá tratar a patologia de forma precoce, aumentando as chances de sucesso no tratamento."

Além disso, durante todo o mês de novembro, as equipes de Saúde Bucal da Rede Municipal de Saúde estarão realizando ações de acolhimento aos usuários que desejem fazer exames clínicos de prevenção do câncer bucal.

A Semana de Prevenção ao Câncer Bucal conta com o apoio de várias entidades, como o CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Uniodonto e SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Câncer bucal - De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de boca é um dos tipos mais incidentes no Brasil, principalmente entre a população masculina. Apesar das estratégias de prevenção e diagnóstico precoce, a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

O Brasil apresenta a maior taxa de incidência na América do Sul, com 3,6 casos por 100 mil habitantes, e a segunda maior taxa de mortalidade, com 1,5 mortes por 100 mil habitantes. Excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer bucal ocupa a oitava posição entre os tipos mais comuns de câncer. Na região Centro-Oeste, é o quinto câncer mais frequente entre homens (8,14 por 100 mil) e o 15º entre mulheres.

O Inca estima que haverá cerca de 15.100 novos casos de câncer bucal no Brasil entre 2023 e 2025, com um risco estimado de 6,99 casos por 100 mil habitantes, sendo 10.900 em homens e 4.200 em mulheres.

O tabagismo é apontado como o principal fator de risco, com um risco quase cinco vezes maior de adoecer entre fumantes em comparação com não fumantes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias