Evento alerta população sobre câncer de boca, 5º de maior incidência no país
UFMS trará palestras durante dois dias sobre prevenção e tratamento deste tipo de câncer
Com abertura na próxima segunda-feira (6), a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) traz palestras sobre a semana de Prevenção ao Câncer de Boca. De acordo com o CRO/MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul), o número estimado de casos novos de câncer da cavidade oral para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 15,1 mil, correspondendo ao risco estimado de 6,99 casos por 100 mil habitantes, sendo 10.900 em homens e 4.200 em mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 10,30 casos novos a cada 100 mil homens e 3,83 a cada 100 mil mulheres, números que fazem a patologia ocupar a 5ª posição entre os tipos de câncer mais frequentes entre homens na região Centro-Oeste (8,14 por 100 mil).
A doença pode atingir lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), orofaringe e a região embaixo da língua, e pode atingir 30 vezes mais pessoas que fumam e consomem bebida alcoólica. As projeções indicam 180 novos casos de câncer de boca no Estado, sendo 130 homens e 50 mulheres, 70 apenas na Capital. Outros fatores que podem contribuir para a doença é a exposição ao sol (importante risco para o câncer de lábio), excesso de gordura corporal, a infecção pelo HPV (relacionada ao câncer de orofaringe) e outros como exposição a agentes oncogênicos como herbicidas, produtos químicos e pesticidas.
Os principais sintomas são o aparecimento de feridas na boca, não dolorosas e que não cicatrizam em 15 dias. Outros sintomas são ulcerações superficiais, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.
Prevenção - A prevenção do câncer na boca é possível através de hábitos saudáveis, que incluem:
- Evitar o consumo excessivo de álcool;
- Evitar fazer uso excessivo de cachimbos e cigarros;
- Evitar exposição ao sol sem proteção;
- Evitar o uso de próteses desajustadas à sua boca;
- Ter uma boa higiene bucal, escovando os dentes quatro vezes ao dia, de preferência após todas as refeições;
- Ter um acompanhamento odontológico frequente;
- Manutenção de uma dieta saudável, rica em frutas e legumes;
- Procurar atendimento odontológico se perceber qualquer tipo de alteração como: feridas, inchaços ou manchas.
Serviço - Destinado a todos os coordenadores de saúde bucal de MS, o evento terá a abertura na próxima segunda-feira (6), às 8h, em parceria com o Governo do Estado, Governo Federal e UFMS, que apresentará palestras sobre o assunto durante dois dias.
Na quarta-feira (8), a Prefeitura de Campo Grande, com apoio do CRO-MS, realizará o Dia D da Campanha, com triagem de lesões bucais e orientação à população na praça Ary Coelho.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.