ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  04    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Dono de moto apreendida viraliza ao expor guincho com pneus carecas

Fatos ocorreram durante blitz perto de uma escola em Dourados; Detran-MS notificou empresa credenciada

Por Helio de Freitas, de Dourados | 04/04/2025 11:11


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um motociclista de Dourados, MS, viralizou ao gravar um vídeo mostrando um caminhão guincho com pneus "carecas" durante uma blitz da Agetran. Ele questionou os agentes sobre a segurança do veículo usado para apreender motos irregulares. A Agetran afirmou que a apreensão ocorreu devido a débitos de licenciamento da moto desde 2022 e que o guincho pertence a uma empresa terceirizada, que foi notificada para regularizar a situação. O Detran-MS também notificou a empresa e reforçou seu compromisso com a segurança viária.

Vídeo gravado por motociclista que teve a moto apreendida em blitz da Agetran (Agência de Transporte e Trânsito) viralizou nas redes sociais e grupos de aplicativos de conversa. “Dá uma olhada nos pneus do caminhão. Não tem nem condições de estar andando... aqui você não multa”, diz ele aos agentes de trânsito, se referindo ao caminhão guincho usado para recolher as motos apreendidas (veja as imagens acima).

O caso ocorreu em Dourados, a 251 km de Campo Grande, durante operação feita por agentes municipais de trânsito na Rua Esthon Marques, no Parque Nova Dourados, região sul da cidade.

As imagens mostram que o guincho com pneus “carecas” e sem parte da borracha da banda de rodagem. “Fala pra mim, por que você não multa? Olha o regaço nesse pneu. Só multa cidadão de bem, por que não apreende o caminhão com pneu todo rasgado? A moto está irregular, mas o caminhão também está”.

Com capacete na mão e revoltado com a apreensão de sua moto, o morador mostra o rosto de um dos agentes de trânsito e, exaltado, o questiona sobre o motivo de o caminhão guincho poder rodas naquelas condições. “Abaixa o tom”, pede o servidor.

Outro lado - Em nota, a Agetran de Dourados informou que o episódio ocorreu nesta quinta-feira (3) envolvendo a equipe de ronda escolar, chamada para fiscalização de trânsito próximo a um Centro de Educação Infantil Municipal “devido a abusos e inúmeras infrações cometidas pelos condutores no local”. A apreensão das motos ocorreu em frente à unidade de educação infantil.

“Em efetivo serviço regulamentar do poder de polícia de trânsito, conferido pelo Código de Trânsito Brasileiro, o agente, ao realizar a checagem do veículo envolvido, constatou débitos de licenciamento desde 2022 e nos termos do Manual Brasileiro de Fiscalização (que regula a atividade do agente de trânsito), iniciou os trâmites da medida administrativa de remoção do veículo, momento no qual o condutor da motocicleta se exaltou e tentou impedir o legítimo ato pelo agente”, informou a Agetran.

Conforme a agência, foi necessário pedir apoio à Guarda Municipal para garantir a segurança no local. “Com a presença da GMD, o condutor acalmou o ânimo, reconhecendo que se exaltou e que entendia o trabalho realizado pelo agente”.

Quanto ao guincho com pneus sem condições de uso, a Agetran informou que a empresa de serviços de remoção de veículo foi notificada sobre as irregularidades.

Detran – Também em nota encaminhada pela assessoria de comunicação, o Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) informou que os caminhões guincho utilizados para remoção de veículos são de propriedade e responsabilidade dos pátios credenciados para execução desse serviço e devem seguir o regramento previsto no contrato de credenciamento.

“Em relação ao vídeo compartilhado, em que o cidadão denuncia o caminhão guincho com pneus sem condições adequadas, o Detran-MS esclarece, que naquele momento da abordagem, o caminhão estava a serviço da Agência Municipal de Trânsito de Dourados”, informou.

O Detran-MS afirmou reconhecer a “legitimidade” da observação feita pelo cidadão e informa que notificou nesta sexta-feira (4) a empresa responsável para que providencie a regularização do veículo, no prazo de cinco dias.

“A autarquia reforça seu compromisso com a segurança viária e a qualidade dos serviços prestados à população. O Detran-MS destaca que está sempre aberto a receber este tipo de denúncia, e que a Ouvidoria do órgão está sempre à disposição, para receber e encaminhar para providências, as denúncias ou reclamações, que são registradas”, diz a nota.

Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias