Dicas de lugares para você curtir no período mais frio do ano
Bonito, em Mato Grosso do Sul, está na lista dos destinos nacionais mais bem estruturados para o inverno

Já não estamos mais sob aquele calorão sufocante, as temperaturas estão mais amenas na maior parte do Brasil, incluindo Mato Grosso do Sul, mas, oficialmente, o inverno só vai chegar no dia 20 de junho. Se você tem planos de curtir um friozinho em algum destino especial, devidamente estruturado para a estação, significa que está na hora de por seu planejamento para funcionar.
Cidades com temperatura baixa, cercadas por natureza e montanhas são uma excelente pedida para viajar no inverno, tomar um vinho e até tirar onda diante de uma lareira. Sim, isso é possível também no Brasil, e vale muito a pena a experiência de se sentir no cenário de filmes produzidos em lugares gelados. Além disso, nada mais revigorante do que conhecer um lugar diferente e relaxar apreciando novas paisagens!
Só não esqueça de que os destinos de inverno costumam ficar bem mais cheios durante a estação, especialmente no mês de julho, período de férias escolares e de alta temporada. É fundamental fechar o quanto antes o seu pacote para não ter que pagar mais caro em cima da hora. Veja abaixo as dicas do site Melhores Destinos para você curtir o frio no Brasil:
Bonito, Mato Grosso do Sul - A cidade é conhecida pelas águas cristalinas e pela beleza natural variada e bem preservada. É uma boa dica de destino para visitar no inverno, já que durante esse período, as chuvas são mais escassas, os dias ensolarados e a água dos rios se torna ainda mais cristalina. As águas dos rios da região não ficam tão geladas, se mantém basicamente na mesma temperatura do resto do ano, e a visibilidade fica bem legal para fazer as flutuações e todo tipo de passeio de observação da vida aquática. Além disso, tem o Festival de Inverno de Bonito, que em 2025 vai acontecer quase no final da estação, entre 20 e 24 de agosto. O inverno vai até o dia 22 de setembro.
Urubici, Santa Catarina - É um destino da Serra Catarinense, a cerca de 3 horas de carro de Florianópolis e também está na lista dos melhores destinos do Brasil. A região tem cachoeiras, cavernas com inscrições rupestres, cânions e montanhas — é um belo destino para se conectar a natureza e esquecer a confusão das grandes cidades. O clima ameno da região faz com que ela seja um dos lugares mais frios do Brasil e se você gosta de temperaturas extremas, pode ser esse seu lugar para as férias de inverno! Viajando ao local você pode conhecer também a Serra do Rio do Rastro, área coberta pela Mata Atlântica, com uma estrada cheia de curvas e um dos panoramas mais bonitos do Estado.
São Bento de Sapucaí, São Paulo - Boa dica para quem quer fugir do ritmo da capital paulista mas sem a badalação de Campos do Jordão, São Bento de Sapucaí é um destino tranquilo, com bons preços e menos agito que sua cidade vizinha. A cidade, que está na Serra da Mantiqueira, é uma boa pedida para fazer turismo rural, visitar pequenos produtores locais, admirar o trabalho de artesãos locais, conhecer a Pedra do Baú, grande atração da cidade ou a Pedra do Bauzinho, uma formação de menor porte e acesso mais simples.
Santo Antônio do Pinhal, São Paulo - Vizinha de Campos de Jordão e localizada na Serra da Mantiqueira, Santo Antônio do Pinhal pode ser o destino ideal para quem busca tranquilidade, aconchego e bons preços. A cidade é pequenina, tem cachoeira, jardins abertos ao público, mirantes e um centrinho onde fica a Boulevard Araucária, sua principal via. É uma cidade simples, mas cheia de charme e do aconchego de destinos pequenos.
Cânions do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul) – A região é perfeita o ano todo para quem curte natureza, mas no interno tem um charme muito especial. Está localizada na divisa do Sul de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, a 290 km de Florianópolis e a 230 km de Porto Alegre. É um destino de paisagens incríveis, cercada pela mata e por cânions, como o Cânion do Itaimbezinho e Fortaleza, é um lugar que oferece várias atividades ao ar livre.
São 11 os cânions mais visitados e 4 os mais conhecidos em um cenário de natureza selvagem entre terras catarinenses e gaúchas. Enfim, o lugar é simplesmente deslumbrante. Por mais que você já tenha viajado para muitos outros destinos de natureza no Brasil ou ao redor do mundo, ainda assim irá se surpreender diante de paisagens que parecem mudar de forma a cada olhar. É um daqueles destinos de natureza em que o visitante não tem motivos para reclamar de falta do que fazer. Sobram atrativos desafiadores para os turistas.
Diamantina, Minas Gerais - A cidade de Diamantina está localizada a 300 km da capital Belo Horizonte e é ponto de partida de uma das rotas mais populares para o turismo mineiro: a Estrada Real. Por muitos anos esquecida pelos visitantes, Diamantina recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1999 e desde então busca novos rumos para o turismo, tanto que foi eleita um dos melhores destinos do Brasil. Cada dia mais movimentada, Diamantina reserva preciosidades que vão além da história ligada à extração de diamantes no século XVIII. Os charmosos casarões e igrejas centenárias que compõem as ruas de pedras estão entre as maiores atrações de Diamantina. Eles são palco do maior espetáculo local: a Vesperata. O show reúne dezenas de instrumentistas que emocionam os visitantes em interpretações musicais sob comando de um maestro em meio ao público.
Visconde de Mauá, Rio de Janeiro - Com trilhas, cachoeiras, morros e muita interação com a natureza, Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro e bem pertinho de Minas, é um destino para quem quer aproximação com a natureza. A cidade é muito legal para quem busca um fim de semana tranquilo, ideal para conhecer a fauna e flora da região e renovar a energias antes de voltar pro dia a dia cheio de atividades.
Bento Gonçalves e a região do Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul -É uma das cidades do Vale dos Vinhedos, região vinícola do Rio Grande do Sul. A cidade está a cerca de 2 h de carro de Porto Alegre e oferece lindas paisagens, com direito a muito vinho, espumante, boa gastronomia e uma imersão na cultura dos imigrantes italianos, bastante presentes nessa região da Serra Gaúcha.
Guaramiranga, Ceará - Surpreso? Pois é, a maioria das pessoas pensa em praia e calor ao falar do Ceará, mas alguns destinos de clima mais ameno são uma boa pedida para fugir do calor forte da região e um deles é Guaramiranga. A cidade está a pouco mais de 100 km de Fortaleza e tem entre seus principais passeios o Mirante do Pico Alto, que tem visão panorâmica da região, o Mosteiro dos Jesuítas e o Parque das Trilhas, que como o próprio nome indica, oferece trilhas na natureza. Outra dica no Ceará, mas bem mais distante da capital, é Ubajara, onde fica o Parque Nacional de Ubajara.
Curitiba – Paraná - É considerada a capital mais fria do Brasil. Curitiba tem uma ótima estrutura e pode ser uma boa ideia para quem prefere um destino de maior porte, com direito a hotéis de excelente qualidade e grande variedade de restaurantes para jantar. Organizada e limpa, a cidade é uma boa opção para quem quer também visitar museus, parques e experimentar cervejas diferentes.