Maioria dos leitores afirma que já buscaram ajuda psicológica
Outros 39% dizem que nunca marcaram uma consulta com um psicólogo
A maioria dos leitores já buscou ajuda psicológica. Essa foi a resposta de seis em cada 10 pessoas que votaram na enquete do Campo Grande News desta sexta-feira (23). Outros 39% dizem que nunca marcaram uma consulta com um psicólogo.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, com 9,3% da população diagnosticada. O órgão ainda alerta a população brasileira, já que uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida.
Profissionais da área apontam que a falta de informação e o preconceito são as principais barreiras para que a população busque acolhimento psicológico.
Os campo-grandenses podem buscar atendimento nos Caps (Centro de Atenção Psicossocial), além de serviços oferecidos gratuitamente através do CEAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher), Sejuv (Secretaria Municipal da Juventude), Semed (Secretaria Municipal de Educação), SAS (Secretaria de Assistência Social) e também os atendimentos psicológicos prestados por ONGs (Organizações Não Governamentais) e as universidades.
A população indígena pode contar com um órgão federal específico, o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena). Ao todo são 15 polos de atendimento em Mato Grosso do Sul que atendem as comunidades.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.