Maioria dos leitores relata sofrer de algum tipo de dor crônica
Segundo relatos deixados nas redes sociais, falta divulgação e suporte para quem sofre de dores crônicas
A enquete deste domingo (10) perguntou aos leitores do Campo Grande News se eles convivem com algum tipo de doença crônica. A maioria, 64%, responderam que sim, enquanto 36% responderam que não.
A dor crônica é aquela que persiste por mais de três meses e, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 30% da população em todo mundo é afetada por algum tipo de dor constante. Entre as mais comuns estão a dor de cabeça, hérnia de disco lombar, lombalgias, fibromialgia e reumatismo.
De acordo com os relatos deixados pelos leitores nas redes sociais do jornal, falta divulgação e suporte para quem sofre de dores crônicas. Entre os demais relatos, boa parte dos leitores expressam sofrer de fibromialgia. “Eu tenho fibromialgia há muito tempo, deveria ser mais falado e com uma ajuda do Sus (Sistema Único de Saúde) melhor”, escreveu Leo Miranda. “Também sou portadora de fibromialgia, infelizmente não somos compreendidos”, expressou Anna Matias de Albuquerque.
“Convivo com a dor crônica há 20 anos”, relatou Juraci Garrido. “Enxaqueca há 13 anos, desde a gravidez da minha filha”, escreveu Ane Bruna Oliveira.