Maioria dos leitores tem hábito de usar celular enquanto carrega na tomada
Hábito não é recomendado por conta do risco de descargas elétricas durante temporais
O hábito é desaconselhado durante temporais e, na última semana, resultou na morte de homem em Água Clara, a 193 km da Capital. Leonardo Moreira de Paula, 33 anos, estava na cama, mexendo no celular enquanto chovia e foi vítima de descarga elétrica. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital.
A Energisa, concessionária de energia em MS ressalta que é necessário evitar ficar exposto a céu aberto durante a aproximação de temporais e manter a distância de cabos partidos.
Segundo o gerente de operação da concessionária, Helier Fioravante, para quem está dentro de casa, a orientação é retirar os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas e usar o celular apenas em casos de emergência. Ele acrescenta que cabos partidos nas ruas e calçadas não devem ser tocados em hipótese alguma.
“Percebeu que o tempo está mudando e há possibilidade de uma tempestade, procure um local fechado para se abrigar. Não fique em áreas abertas e descampadas, tampouco embaixo de estruturas metálicas ou árvores. Com a maior incidência de raios nesses períodos, os lugares abertos são um risco à vida de pessoas e animais.”
No último temporal em MS, o serviço de meteorologia registrou a incidência de 194 mil raios.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.