ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 25º

Enquetes

Para 46% dos leitores, entregadores de comida devem ter vínculo empregatício

Resultado da enquete do Campo Grande News aponta que outros 45% acham que vínculo não é necessário

Por Jéssica Fernandes | 10/08/2024 09:27
Motoboy enfrenta chuva para entregar comida (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Motoboy enfrenta chuva para entregar comida (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Os entregadores de comida por aplicativo devem ter vínculo com a plataforma. A afirmativa representa a opinião de 46% dos leitores que votaram na enquete realizada pelo Campo Grande News na sexta-feira (09).

O jornal trouxe ontem a seguinte pergunta: “Qual é a sua opinião sobre o vínculo empregatício de entregadores de comida por aplicativo com as plataformas?”. Enquanto esses 46% defendem o vínculo, outros 45% votaram que esses trabalhadores não devem ter vínculo. Já para 9% dos leitores, os entregadores devem ter vínculo com o restaurante.

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta semana reconhecer vínculo de emprego entre um entregador e uma empresa terceirizada que presta serviços para a plataforma iFood.

Conforme o processo, o entregador era obrigado a cumprir jornada de trabalho e a operar exclusivamente para a empresa, o que caracterizou o vínculo. O ministro Alexandre de Moraes apontou que o caso específico julgado não tem relação com as decisões do STF que rejeitaram a relação de emprego entre entregadores e as plataformas.

Segundo o ministro, o entregador não recebia ordens direta do iFood. A escala de trabalho era estabelecida pela empresa terceirizada e não há comprovação de vínculo com o iFood (com informações da Agência Brasil).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias