Seu filho foi vacinado contra a poliomielite? Participe da enquete
Responda a enquete do Campo Grande News ao final da matéria e deixe seu comentário nas nossas redes sociais
O Campo Grande News quer saber, na enquete desta quarta-feira (12), se seu filho foi vacinado contra a poliomielite? Participe da enquete ao final da matéria e deixe seu comentário nas nossas redes sociais.
No Dia D de vacinação contra a poliomielite apenas 542 crianças foram vacinadas em Campo Grande, sendo ao todo, até o dia 10 de junho, 5.356 vacinados. De acordo com a Secretaria de Saúde da Capital, a expectativa é vacinar 60 mil crianças até o final da campanha, no dia 14 de junho. A vacinação ocorre em 74 unidades de saúde de Campo Grande.
A poliomielite, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino. O poliovírus pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou secreções eliminadas pela boca. Quando a doença chega ao estado grave, estado de paralisia muscular, os membros inferiores são os mais afetados, conforme o Ministério da Saúde.
Não há tratamento especifico para a poliomielite. Os sintomas mais frequentes são febre, mal-estar, dor de cabeça, vômito, diarreia, espasmos, rigidez na nuca e até meningite. Nas formas mais graves instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores.
As sequelas da poliomielite são diversas, e estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro, conforme o Ministério da Saúde. Confira abaixo:
- problemas e dores nas articulações;
- pé torto, conhecido como pé equino, em que a pessoa não consegue andar porque o calcanhar não encosta no chão;
- crescimento diferente das pernas, o que faz com que a pessoa manque e incline-se para um lado, causando escoliose;
- osteoporose;
- paralisia de uma das pernas;
- paralisia dos músculos da fala e da deglutição, o que provoca acúmulo de secreções na boca e na garganta;
- dificuldade de falar;
- atrofia muscular;
- hipersensibilidade ao toque.
A única forma de prevenção da poliomielite é a vacinação. As crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.