Você já tinha refletido sobre o trabalho não remunerado sobrecarregar mulheres?
Participe da enquete e deixe seu comentário nas nossas redes sociais
O Campo Grande News quer saber na enquete desta segunda-feira (6) se você já tinha parado para refletir sobre o trabalho não remunerado que sobrecarrega mulheres? Participe da enquete ao final da matéria e deixe seu comentário nas nossas redes sociais.
Tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 trouxe à tona o debate sobre uma questão estrutural da sociedade brasileira, as jornadas duplas ou triplas que muitas mulheres possuem, sem nenhuma remuneração ou reconhecimento, como as tarefas domésticas, cuidados sobre os filhos e parentes enfermos.
Neste ano, o governo federal anunciou a criação de um grupo de trabalho com objetivo de elaborar a Política Nacional de Cuidados. Segundo o grupo, as mulheres dedicam em média 22 horas semanais para cuidados não remunerados dentro de casa, o dobro do tempo que os homens passam nas mesmas tarefas.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de horas dedicadas em trabalho doméstico é 77% superior para mulheres. Os dados são da PNADC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.