ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, DOMINGO  30    CAMPO GRANDE 18º

Esportes

Alegres e empolgados, time de goalball do Ismac viaja no domingo para regional

O último treino da equipe do Ismac foi na quinta-feira (27) na sede localizada na Rua 25 de Dezembro

Por Gabriel de Matos | 28/06/2024 19:53
Equipe de goalball do Ismac posando para foto em quadra (Foto: Paulo Francis) 
Equipe de goalball do Ismac posando para foto em quadra (Foto: Paulo Francis)

Bem treinados, empolgados e felizes, o Ismac-MS (Instituto Sul-Mato-Grossense de Cegos) está pronto para a disputa do Regional Centro-Norte de Goalball 2024. A competição neste ano será no Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia. O evento tem a participação de Estados da região Centro-Oeste e Norte. Os melhores garantem vaga ao Brasileiro Série B da modalidade.

O último treino da equipe do Ismac foi na quinta-feira (27) na sede localizada na Rua 25 de Dezembro, em Campo Grande. O outro representante de Mato Grosso do Sul é o time feminino do Advims-MS (Associação dos Deficientes Visuais de Mato Grosso do Sul).

Mas afinal, o que é goalball? Ao contrário de outras modalidades paralímpicas, esta foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento). As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com três minutos de intervalo. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas.

De cada lado da quadra, há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária.

A bola tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção. O goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso, não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo e nas paradas oficiais. A bola tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,25 kg.

O professor responsável pela equipe é Leonardo Carlotto Ribas, de 39 anos. Nascido no Rio Grande do Sul e muito enérgico, o professor destacou os objetivos para a competição. "Vamos com 15 pessoas com o time masculino e feminino. Nosso objetivo é conseguir uma vaga para o Brasileiro".

Ele complementou a comunicação sonora é muito importante, sendo feita toda em inglês. "Jogam três jogadores atacando e três defendendo. A bola é rasteira, o objetivo é fazer o gol. Na partida, são dois alas e um pivô".

Professor de Educação Física, Leonardo Carlotto Ribas, em entrevista (Foto: Paulo Francis) 
Professor de Educação Física, Leonardo Carlotto Ribas, em entrevista (Foto: Paulo Francis)

De Cuiabá e praticante há 20 anos, Benilce Araujo, de 43 anos, é a Diretora de Esportes do Ismac e também joga no time feminino. Ela destacou que a prioridade da gestão é conseguir estruturar o time de goalball no masculino e feminino. "Esta é a primeira vez que vamos disputar no feminino. Tem atletas jovens e pessoas com mais experiência".

Ela detalhou que o Ismac oferece outras modalidades como o judô e diversas atividades para pessoas cegas e com baixa visão. Para a ida a Goiânia, o time contou com o apoio logístico do Governo do Estado para custear os ônibus. A saída será no domingo (30).

Benilce Araujo, de 43 anos, é uma das principais atletas do time feminino (Foto: Paulo Francis)
Benilce Araujo, de 43 anos, é uma das principais atletas do time feminino (Foto: Paulo Francis)

Valdir Lustosa, de 49 anos, é um dos pilares no time masculino. Paulista de São Paulo, ele mora há muito tempo em Mato Grosso do Sul. Ele começou a praticar judô e depois foi para o goalball. "Eu casei, conheci a Luzia, vim para cá e abandonei minha cidade. Eu estou praticamente pendurando as chuteiras no esporte".

A expectativa conforme citou Valdir é de conseguir a vaga para o Brasileiro Série B da modalidade. Ele se disse honrado em representar Mato Grosso do Sul. "Quando você ouve o nome na abertura, é um orgulho imenso".

Ele finalizou informando que a prioridade dele é sempre evitar o gol. "O goalball é muita defessa. A gente primeiro se preocupa com a defesa e vamos para o ataque. É importante não levar para fazer".

Para conferir mais informações sobre a competição, pode conferir no link.

Valdir Lustosa, de 49 anos, é um dos jogadores de goalball do Ismac (Foto: Paulo Francis)
Valdir Lustosa, de 49 anos, é um dos jogadores de goalball do Ismac (Foto: Paulo Francis)

Festa junina - O Ismac realizará o "Arraiá du vai quem qué" aberto ao público neste sábado (29), a partir das 16h. A entrada é gratuita e será na sede do instituto na Rua 25 de Dezembro, nº 262 - Jardim dos Estados. Dentre as atrações e comidas típicas, terá também quadrilha e muita alegria, conforme prometeu o diretor do Ismar, Cidinho Souza.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias