Aquidauanense se prepara para duelo que vale vaga na Série D para MS
Equipes estreia nesse meio de semana diante do Rio Branco do Espírito Santo
Não só visando a própria classificação para a fase de grupos da Série D 2021, mas também a segunda vaga sul-mato-grossense na competição. É com essa responsabilidade que o Aquidauanense entra em campo na quarta-feira (26) em duelo que abre a edição desde ano da quarta divisão do futebol brasileiro.
A equipe do Azulão encara o Rio Branco, do Espírito Santo, em jogo marcado para às 15h (horário de MS) no estádio Noroeste, em Aquidauana. O duelo de volta deve acontecer já no fim de semana, no domingo (30), a partir das 18h (local) em Cariacica.
Como Mato Grosso do Sul possui apenas uma vaga direta na fase de grupo da Série D, a segunda vaga é para a fase preliminar - o Aquidauanense conquistou o direito por ter sido o vice do estadual em 2020, quando o torneio foi vencido pelo Águia Negra.
Contudo, além do próprio futuro em 2021, o Azulão carrega nas costas o futuro do Estado na Série D. Caso não passa de fase e veja o sucesso de clubes de Rondônia, Roraima ou Tocantins, Mato Grosso do Sul perde essa segunda vaga a partir de 2022, ficando assim apenas com a vaga para o campeão.
Situação semelhante já aconteceu na Copa do Brasil, onde o Espírito Santo acabou ultrapassando o Mato Grosso do Sul no ranking de federações da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e passou a ter direito a segunda vaga na competição, enquanto a federação sul-mato-grossense pode indicar apenas seu campeão.
Águia Negra - Outro time que se prepara, mas com mais calma, mas com calendário garantido de pelo menos 14 duelos nesse segundo semestre é o Águia Negra, que neste ano fracassou no Estadual e foi eliminado ainda na primeira fase.
O rubro-negro de Rio Brilhante deve estrear fora de casa, em Minas Gerais, contra o Boa Esporte, no dia 6 de junho. Seu grupo, o A6, conta ainda com Patrocinense (MG), Caldense (MG), Rio Branco-VN (ES), Uberlândia (MG), Ferroviária (SP) e o vencedor do duelo entre Rio Branco e Aquidauanense.