Chegada de Ancelotti poderá ajudar Brasil a se reerguer
Pergunta é se italiano terá sucesso na missão de comandar a Seleção Brasileira a partir de 2024
Lá se vão mais de 20 anos desde a última vez em que o Brasil venceu uma Copa do Mundo. Desde então, a qualidade do nosso futebol vem decaindo gradativamente, de modo que a seleção tem sido presa fácil para adversários mais qualificados, como as seleções europeias. A provável chegada de Carlos Ancelotti, portanto, é bastante aguardada para que a “amarelinha” volte a brilhar com técnico europeu. Torcedores de todos os cantos do planeta estão utilizando o código bet365 para prever se o italiano terá sucesso na missão.
De 2002 até agora, o Brasil passou por uma verdadeira crise técnica. Até 2006, ainda havia diversos craques brasileiros em atividade. Mas, pouco a pouco, eles foram rareando – e a seleção atual não é nem sombra daquilo que era cerca de duas décadas atrás.
Ao longo dos últimos anos, treinadores brasileiros tentaram superar as adversidades e recolocar o Brasil de volta no caminho das glórias. Apesar de todo o esforço, isso não aconteceu, e o país vem colecionando fracassos na Copa do Mundo (como esquecer o 7 a 1?). Há muito tempo, portanto, a camisa amarela deixou de intimidar os adversários.
Por isso, a bola da vez é o treinador multicampeão Carlo Ancelotti. A expectativa é que com seu nome e currículo, o italiano possa resgatar a confiança dos jogadores e torcedores brasileiros. Afinal, com passagens por alguns dos principais clubes da Europa, ele sem dúvidas enfrentou os maiores testes de fogo do mundo do futebol e soube superá-los.
O grande desafio de Ancelotti, porém, será justamente se adaptar à realidade de uma seleção. Até hoje, o treinador comandou apenas clubes, tendo contato diário com os jogadores e podendo buscar reforços de todos os países do globo.
Dessa vez, o cenário será diferente. Ancelotti terá pouco tempo para trabalhar com seus jogadores e o elenco estará limitado àquilo que o país tem para oferecer no momento. Se é verdade que o Brasil de agora está muito aquém do Brasil do início dos anos 2000, por outro lado não se pode dizer que não haja jogadores talentosos.
Alguns dos principais, aliás, já são grandes conhecidos de Ancelotti. Éder Militão, Rodrygo e Vini Jr, por exemplo, são peças-chave no Real Madrid comandado pelo treinador italiano.
A recuperação de Vinicius Jr., que chegou a ser muito contestado pelos próprios torcedores merengues, passa bastante pela confiança dada a ele pelo italiano. Portanto, já há motivos para otimismo com o trabalho de Ancelotti.
Se ele conseguir um pouco do sucesso que teve nos clubes pelos quais passou, o Brasil terá tudo para voltar a sonhar com grandes conquistas.
*Conteúdo de responsabilidade do autor, não reflete a opinião do Campo Grande News.