ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 18º

Esportes

Com campeãs pan-americanas, Capital sedia Brasileiro de Ginástica Rítmica

O evento vai reunir as principais atletas adulto brasileiras e terá a Copa Brasil de Conjuntos Juvenil

Gabriel de Matos | 16/06/2023 17:33
Apresentação de ginastas brasileiras (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)
Apresentação de ginastas brasileiras (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Campo Grande será o centro das atenções da Ginástica Rítmica a partir do próximo dia 28 de junho. A Capital sediará o Campeonato Brasileiro adulto da modalidade e a Copa Brasil de Conjuntos Juvenil. O evento é o principal do esporte no calendário nacional e as apresentações serão no Ginásio Guanandizão.

O começo do evento está previsto para o dia 28 de junho com os treinamentos. As competições acontecerão nos dias seguintes até o dia 2 de julho. A entrada no ginásio é gratuita e aberta ao público.

Essa modalidade é um tipo de ginástica desenvolvida com movimentos corporais baseados nos elementos do balé e da dança teatral, numa mistura de arte, criatividade e capacidade física.

Em 2022, Campo Grande sediou o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística no mesmo local. Os eventos são organizados pela CBG (Confederação Brasileira de Ginástica).

A diretora técnica da FGMS (Federação de Ginástica de Mato Grosso do Sul), Elaine Nagano, é responsável pela coordenação do Brasileiro no Estado. Ela detalhou como será a programação do evento.

O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística será junto com a Copa Brasil de Conjuntos. São dois eventos que vão juntar as melhores atletas do Brasil. Vão juntar as campeãs do Pan-Americano que devem representar o país nos Jogos Olímpicos de Paris 2024", explicou.

Ao todo, serão 53 clubes de 17 unidades federativas do Brasil, somando 140 atletas. Mato Grosso do Sul participará da competição adulto com dois clubes, totalizando sete atletas.

Já na Copa Brasil de Conjuntos, serão 50 atletas de nove clubes. Nessa competição, não haverá atletas de Mato Grosso do Sul.

Delegação do Brasil campeã da Ginástica Rítmica no México (Foto: Divulgação)
Delegação do Brasil campeã da Ginástica Rítmica no México (Foto: Divulgação)

Os horários que o público sul-mato-grossense mais deve se atentar para ver as competidoras do Estado foram informados por Elaine. Os períodos são dia 29, das 8h às 10h30, e dia 30, das 11h às 12h30.

Elaine Nagano explica a importância do evento para a modalidade. "A nível de título mesmo para termos a equipe campeã do Brasil. Para nós recebermos uma competição desse nível, é uma honra. Temos bastante participantes da modalidade no Estado. O principal é o fomento da modalidade".

Além disso, o torcedor poderá acompanhar as principais atletas da Ginástica Rítmica do país. No último Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica, em Guadalajara (México), o Brasil dominou. Os destaques foram para a Bárbara Domingos e Geovanna Santos.

A competição conta com apoio da Fundesporte (Fundação de Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul), Funesp (Fundação Municipal de Esporte de Campo Grande) e da Loterias Caixa.

Nos siga no Google Notícias