ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 19º

Esportes

Confira os atletas campeões das Paralímpiadas Escolares

A abertura foi na última sexta-feira (12) e as competições aconteceram no final de semana

Por Gabriel de Matos | 15/07/2024 14:59
Atletas do atletismo se posicionando para corrida no Parque Ayrton Senna (Foto: Ana Ostapenko/Setesc)
Atletas do atletismo se posicionando para corrida no Parque Ayrton Senna (Foto: Ana Ostapenko/Setesc)

A 13ª edição das Paraesc (Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul) terminou nesse domingo (14) em Campo Grande. A competição foi organizada pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer). Estiveram em Campo Grande 158 estudantes-atletas, com idades entre 11 e 18 anos, competindo em modalidades individuais como atletismo, bocha, parabadminton e tênis de mesa.

As provas de atletismo foram realizadas no Parque Olímpico Ayrton Senna, enquanto as competições de bocha, parabadminton e tênis de mesa ocorreram no clube de campo da AECNB (Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira).

No total, 13 municípios participaram da competição escolar: Alcinópolis, Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia.

Wendy Maciel Barbosa, 15 anos, ainda está em fase de diagnóstico de sua deficiência. Ela entrou para o esporte em 2018 e nunca mais parou. “Estou fazendo tratamentos para saber se sou autista ou tenho TDAH. Comecei a jogar tênis de mesa porque um professor me convidou, e isso mudou minha vida. O esporte é uma superação para mim, conheci novas pessoas e lugares. Participar das Paraesc pela primeira vez é uma honra”, compartilha Wendy.

João Pedro Ibañes, 15 anos, tem deficiência intelectual e joga parabadminton há seis meses. “Comecei no tênis de mesa há cinco anos, e agora estou no parabadminton, que está sendo excelente para mim. O esporte me ajudou a melhorar minha concentração e foco”.

O chefe da delegação de Nova Andradina, Wagner Jorge Rodrigues, trouxe 20 atletas para competir na bocha, atletismo e tênis de mesa. “A participação das crianças com deficiência nesses jogos é de suma importância. É nossa terceira competição, e cada vez trazemos mais atletas. O esporte ajuda no desenvolvimento motor e social dos participantes, além de promover inclusão”.

Jonas Everton Romão Alves, 13 anos, atleta da bocha, tem paralisia cerebral. Sua mãe, Gleicyane da Silva Romão, destaca a importância do esporte na inclusão social do filho. “A inclusão é fundamental para eles se distraírem e não pensarem em coisas negativas. Participar dos jogos é bom para ele conhecer cidades e se envolver no esporte”.

Confira os resultados gerais das Paraesc 2024:

Bocha

  • Masculino Categoria A: Alejandro Apollo Prietro França (Campo Grande)
  • Feminino Categoria B: Ana Beatriz Vitória da Silva Monteiro (Campo Grande)

Parabadminton

  • Simples Masculino Cat. “A” SI7: Luiz Fernando Bueno de Brito (Aquidauana)
  • Simples Feminino Cat. “A” SL4: Suzanna Sena Salustiano de Souza (Campo Grande)

Tênis de mesa

  • Categoria A Masculino (Classe 11): Khayo Brito (Campo Grande)
  • Categoria A Feminino (Classe 11): Kauanny Berçocanga (Campo Grande)

Atletismo

  • Resultado das Equipes Masculinas: Campo Grande
  • Resultado das Equipes Femininas: Dourados

Confira os demais no link.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias