Costa Rica lança pista de pump-track e já entra no clima do Mundial de MTB
A cidade de Costa Rica, distante 327 km de Campo Grande, já começa a entrar no clima do Campeonato Mundial de Mountain Bike 24 Horas Solo que irá receber em julho de 2019. É que os eventos promocionais terão início na próxima semana, dias 25 e 26, com a inauguração do complexo esportivo para receber as provas da competição internacional, onde a atração será a pista de pump-track, uma estrutura em que o ciclista quase nem precisa pedalar e seu movimento é coordenado basicamente pelo embalo e jogo de corpo.
"Nossa primeira ação promocional do mundial será um momento único, em que os amantes do ciclismo de Costa Rica e região poderão pedalar com os ídolos do mountain bike nacional no treino de domingo. Além do lançamento da estrutura física para receber as provas, teremos palestras dinâmicas com atletas e treinadores”, disse o organizador do evento, o português Mário Roma.
Segundo ele, o atleta Henrique Avancini, de 28 anos, natural de Petrópolis, Estado do Rio, será um dos ídolos do mountain bike que estarão em Costa Rica na semana que vem. Ele é considerado um dos pilotos de mountain bike mais experientes do Brasil, integrante da seleção masculina brasileira da modalidade, defendeu a equipe Caloi Team nas temporadas de 2013 e 2014, e saiu da Caloi para competir pela equipe alemã Cannondale Factory Racing ao lado de ciclistas Manuel Fumic, da Alemanha, e Marco Fontana, da Itália.
A lista dos atletas convidados ainda tem Raquel Gontijo, Allyson Lucas, Bruno Martins, Daniel Zoia, Edson Resende, Halysson Ferreira, Henrique Avancini, Hugo Prado, João Firmeza, Jose Gabriel, Kennedi Sampaio, Lukas Kaufman, Marco Verissimo, Ricardo Pscheidf, Robson Ferreira, Roger Renzo e Sherman Trezza, e os treinadores Helio Souza e Hugo Prado Neto, todos nomeados pela organização como embaixadores do Mundial 24h MTB em Costa Rica.
“Será o maior workshop do Brasil na área do MTB com os profissionais do esporte passando conhecimento de como se preparar para uma temporada da melhor forma e consequentemente para o Mundial de MTB 24 Horas Solo em 2019", afirmou Mario Roma.
Sobre a pista de pump-track que será inaugurada em Costa Rica, Mario Roma avalia que a estrutura servirá não apenas para atrair a participação de jovens atletas, mas também para treinamento de profissionais e fonte de renda para o município. "Cada vez mais gente vai querer pedalar na pista com os melhores ciclistas do País, e reconhecer essa estrutura com certeza é algo que ficará marcado para sempre na memória dos participantes", destacou.
Confira a programação:
25/11 - SÁBADO
14h30 – Abertura da pista
15h – Início das provas-teste
16h30 – Entrega de kits
17h – Início das palestras
26/11 - DOMINGO
8h – Entrega de Kits
9h – Largada de reconhecimento do percurso