De preto, Brasil termina 1º tempo derrotando Seleção da Guiné por 2 a 1
Durante o primeiro tempo, seleção brasileira usou o uniforme reserva (preto) em protesto contra racismo
Em partida que teve muita emoção muito antes do apito para o início, o Brasil encerrou o primeiro tempo com 2 gols contra 1 da seleção da Guiné. O jogo está acontecendo na tarde deste sábado em Barcelona.
Essa foi a primeira vez que as seleções brasileira e guineana se enfrentaram com suas equipes principais. O Brasil também foi o primeiro campeão mundial que o seu adversário enfrentou.
Pouco antes do início do primeiro tempo, todos presentes fizeram um minuto de silêncio contra o racismo. Os jogadores das seleções se mantiveram sentados no gramado durante esse momento. O protesto também esteve presente na cor do uniforme da Seleção Brasileira, que desta vez trocou o popular verde amarelo pelas cores preta e amarela.
Nesta tarde quem usou a camisa de número 10 foi Vini Junior, que recentemente foi vítima de ataques racistas durante um jogo contra o clube de Valência. Após o término da partida, ela será doada para o Observatório de Discriminação Racial no Futebol, onde será leiloada. Os recursos que forem arrecadados no leilão serão doados para ONGs (Organizações Não Governamentais) que atuam contra o racismo.
Os jogadores brasileiros atacaram desde o início e o primeiro gol veio aos 26 minutos do primeiro tempo, após uma cobrança de falta marcada em cima de Rodrygo. Após a cobrança, de cabeça, Richarlyson faz o desvio da bola e Koné defende. Com um ótimo reflexo, Joelinton, que estreia hoje em sua primeira partida pela seleção, aproveitou o rebote na segunda trave e com um leve toque na bola empurra para o gol.
“Hoje estava sonhando no quarto, imaginando esse momento do primeiro jogo com a seleção, um orgulho muito grande. Sonhando com o tempo de criança na peneira antes de ir para o esporte e todo o caminho que já fiz até aqui. E passou um filme na cabeça e na hora do gol foi um sonho uma alegria muito grande”, disse Joelinton após término do primeiro tempo.
Três minutos depois, na entrada da área, Rodrygo rouba a bola, avança, chuta direto para o gol e marca a segunda pontuação da seleção. Mesmo tentando defender, a bola acabou entrando entre o goleiro da Guiné e a trave esquerda.
A Seleção da Guiné marcou o seu primeiro gol aos 35 minutos, ainda do primeiro tempo. Próximo a linha de fundo, Sylla faz o cruzamento de uma bola aérea que vai de encontro com Guirassy que cabeceou direto para o gol. Desta vez Marquinhos e Ayrton Lucas que disputavam a bola não levaram a melhor.
O restante do primeiro tempo foi marcado por muita disputa de bola e escanteio, mesmo tendo momentos onde houve ameaças de gol o Brasil segue com um gol de vantagem para o próximo tempo.