Em jogo com gesto antirracista, Corinthians ganha do Santos e se aproxima do G4
Com a derrota, o Peixe continua com seis pontos de distância para a Zona de Rebaixamento
O Corinthians ganhou por 2 a 0 do rival Santos, na tarde deste domingo (21), na Neo Química Arena, e se aproxima cada vez mais do G4 do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, a derrota faz o alvinegro praiano amargar ainda mais a poucas posições de distância da Zona de Rebaixamento.
O primeiro tempo foi de domínio do Timão, que criou mais chances e teve maior posse de bola. Além disso, o time fazia marcação pressão e impedia ações do Peixe, além de criar tabelas rápidas regidas pelo meia Renato Augusto.
O Santos até tentou substituir o meia Gabriel Pirani e o lateral Madson para dar entrada a Ângelo e Lucas Braga, mudando o esquema tático, mas não surtiu efeito e Jô marcou a partir de assistência de Du Queiroz, no primeiro minuto da segunda etapa. O atacante corintiano girou dentro da área e marcou rasteiro, sem chances para o goleiro.
Foi dos pés do volante Gabriel Pereira, muito criticado diante do Atlético-MG e Flamengo por más atuações, que o segundo gol se originou. O camisa 6 marcou aos 39 minutos do segundo tempo após assistência de Jô. Com a confirmação do tento, ele chorou ajoelhado enquanto era abraçado pelos companheiros de time.
Na partida, o atacante Willian retornou depois de sete jogos em que estava lesionado, no lugar de Gabriel.
Gesto antirracista - No início do jogo, atletas do Corinthians e Santos, assim como equipe da arbitragem, se reuniram para um protesto contra o racismo durante o minuto de silêncio feito antes da partida, esta que ocorreu no dia seguinte ao Dia da Consciência Negra.
Todos eles se ajoelharam e estenderam o punho apontado para o céu, movimento semelhante ao utilizado por militantes negros dos EUA.
Tabela - O Corinthians chega aos 53 pontos e assume a quarta colocação, que leva diretamente para a fase de grupos da próxima Copa Libertadores da América. Já o Santos estaciona nos 42 pontos, na 11ª colocação. A diferença é de seis pontos para a zona de rebaixamento, mas com o Bahia tendo duas partidas a mais para fazer ainda na competição.
O Corinthians agora se prepara para enfrentar o Ceará fora de casa, na próxima quinta-feira (25), às 19h (de Mato Grosso do Sul). Já o Santos recebe o Fortaleza, no mesmo dia, às 18h.