ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Esportes

Melhor brasileiro na São Silvestre disputará prova em Campo Grande

Fábio Jesus Correia está inscrito para a prova de 15 km da Corrida do Pantanal, prevista para domingo

Por Gabriel de Matos | 06/10/2023 14:09
O corredor Fábio Jesus ficou em 4º lugar na competição em São Paulo (Foto: Wagner Carmo/CBAt)
O corredor Fábio Jesus ficou em 4º lugar na competição em São Paulo (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

A Corrida do Pantanal está prevista para o próximo domingo (8) com largada por volta das 6h. O evento de corrida de rua terá percursos de 5 km, 10 km e 15 km. Na principal prova, terá um competidor ilustre, o baiano de Monte Santo (BA), Fábio Jesus Correia.

Pelo nome, talvez não seja ainda tão conhecido do grande público, mas ele foi o melhor brasileiro da 97ª edição da Corrida de São Silvestre. Este evento é um dos mais tradicionais da corrida de rua de todo o Brasil e tem a participação de competidores de todo o mundo. Fábio Jesus, disputando com a camisa do São Paulo Futebol Clube, chegou em quarto.

Atualmente, ele é atleta profissional da modalidade, mas antes disso chegou a conciliar as corridas com o trabalho de gari. Fábio saiu de Monte Santo, uma pequena cidade no interior da Bahia, para tentar melhores condições de vida em São Paulo (SP).

Eu fui para São Paulo para trabalhar na coleta. Eu participei de prova e corri de pés descalços", contou Fábio.

Ainda na Bahia, ele foi descoberto quando disputou a Corrida da Paz, promovida pelo atleta Ivanildo Dias, descalço e ficou em primeiro lugar. Isso quando tinha 14 anos. Depois, mudou-se para São Paulo para buscar melhores condições de vida.

Ele chegou na Capital em 2019 para ser coletor de lixo. Além de gari, ele já trabalhou em fazenda cuidando de gado e foi motorista de aplicativo para sustentar seu filho, que hoje tem 7 anos.

Além das batalhas, o corredor vive hoje em casa alugada em São Paulo e sempre tenta visitar a família no interior da Bahia. Porém, a maior tristeza foi com a morte da mãe em 2020 e que por falta de condições financeiras, não conseguiu ir ao velório.

Fábio com o uniforme de gari e com algumas conquistas ao fundo na parede (Foto: Acervo Pessoal)
Fábio com o uniforme de gari e com algumas conquistas ao fundo na parede (Foto: Acervo Pessoal)

Chegada a Campo Grande - Perguntado como ficou sabendo da prova Corrida do Pantanal, o corredor disse que sempre faz pesquisas e que a competição em Campo Grande valoriza os atletas. Ele explicou ainda que é uma preparação para a próxima edição da São Silvestre.

A expectativa dele é fazer uma boa corrida e pleitear o pódio. É a primeira vez que ele desembarca em Mato Grosso do Sul. Fábio ficará em um hotel e tem chegada prevista para as 10h deste sábado (7) no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Conquistas - Dentre outras conquistas além da São Silvestre, ele já liderou o ranking brasileiro sub-23 nas provas de 5 mil e 10 mil metros rasos. Em 2021, representou o Brasil no Sul-Americano de Atletismo, em Guayquil, no Equador, e ficou com o ouro nos 10 mil metros e prata nos 5 mil metros.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias