Mesmo com suspensão da CBV, torneio de vôlei de praia na Capital é mantido
Entidade que comanda o vôlei do país está suspensa de receber patrocínios e sem vínculo com o COB
As etapas do CBVP (Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia), previstas para Campo Grande a partir de sábado (6), estão confirmadas até o momento pela FVMS (Federação de Vôlei de Mato Grosso do Sul).
O Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, receberá três etapas do CBVP (Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia) de 2023. As etapas serão das categorias sub-19, aberto e top 12.
No começo desta semana, a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) foi suspensa por seis meses do sistema COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Além disso, terá de ficar o mesmo período sem receber patrocínio. A decisão foi do Conselho de Ética do COB.
O presidente da FVMS, José Amâncio da Mota, o 'Madrugada', disse que a decisão do Conselho de Ética não deve impactar os jogos no Estado. "Acredito que não deve impactar, a CBV ainda não se manifestou sobre esse procedimento".
Ele complementou informando que a arena de jogos no Parque das Nações Indígenas, na Capital, está 85% montada.
A reportagem do Campo Grande News esteve no local e observou que as tendas estão montadas com alguns ajustes finais. A parte que ainda mais demanda envolve a montagem das arquibancadas.
No ano passado, o Parque das Nações Indígenas também recebeu etapas do circuito brasileiro. Em 2023, o primeiro previsto é a etapa sub-19 entre sábado (6) e segunda-feira (9). A etapa do Aberto acontece do dia 10 ao 13. Já o Top 12 está previsto do dia 10 a 14. De acordo com a Federação de Voleibol, atletas de 22 unidades federativas estão confirmadas no evento.
“Temos oferecido não só eventos de excelência ao voleibol nacional, mas também atletas de alto nível revelados em nossa terra, como Talita Antunes, Saymon Barbosa, Benjamin, Victoria Lopes, Arthur Mariano, e uma geração nova da base, a exemplo da dupla Cadu e Anthony. É interessante também que eles nos prestigiam nas competições aqui em Mato Grosso do Sul”, pontua o presidente da Federação.
Suspensão da CBV - O Conselho de Ética do COB decidiu punir a CBV com a perda de repasses de verbas por seis meses. Além disso, o presidente em exercício da entidade, Radamés Lattari, foi suspenso.
O motivo é por conta de uma liminar dada ao jogador do Sada Cruzeiro, o oposto Wallace, que atuou na final da Superliga Masculina e foi campeão. Ele tinha sido punido com suspensão de 90 dias por postagem em rede social com enquete sobre tiro no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A pena foi imposta pelo Cecob (Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil).
A nota oficial do Conselho de Ética do COB, que decidiu por unanimidade, ainda indica que deve oficiar ao Ministério dos Esportes, Banco do Brasil e TCU (Tribunal de Contas da União) a suspensão das relações com a Confederação Brasileira. Assim, a entidade fica impossibilitada de receber patrocínio.
Confira as datas das etapas do CBVP previsto para ser realizado no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, em 2023:
- Etapa sub-19 - 6 a 9 de maio
- Etapa Aberto - 10 a 13 de maio
- Etapa Top 12 - 10 a 14 de maio
Confira a galeria de imagens: