ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SÁBADO  07    CAMPO GRANDE 25º

Esportes

Parque das Nações Indígenas reúne tribo do skate no fim de semana

Recém criada, Federação de Skate de MS pretende promover mais eventos e competições ao longo do ano

Por Murilo Medeiros | 12/07/2024 10:19
Skatista fazendo manobra em degrau (Foto: Júnior Lopes/Arquivo)
Skatista fazendo manobra em degrau (Foto: Júnior Lopes/Arquivo)

O evento 'Go Skate Day' começa neste sábado (13), com muitas atrações de graça no Parque das Nações Indígenas. O evento é gratuito e aberto para todos os públicos. A Federação de Skate de Mato Grosso do Sul foi fundada no dia 4 de junho, há pouco mais de uma semana.

Amanhã, o evento começa às 14h com festival que promete música, praça de alimentação, oficina de skate gratuita, brinquedos, sorteios de brindes e, é claro, competição para skatistas de todas as idades.

No domingo, tem skateada começando às 9h30, inauguração de um obstáculo surpresa e competição valendo mil reais. Reynardt Peralta, presidente da Federação e da Associação de Skate de Mato Grosso do Sul, não deu detalhes sobre a atração surpresa, mas contou que a inspiração veio de um evento de Barcelona, na Espanha.

Ele diz que está animado para o evento e que o objetivo é celebrar o esporte e aproximá-lo da população. "Expectativa lá em cima. Esse é um evento diferente do que já fizemos, conseguimos uma estrutura muito legal. Queremos mostrar para a população um skate família”.

O evento é gratuito, sem taxa de inscrição, e não há restrição de idade. “A gente tem participantes deste 1 ano, na categoria mirim, até o master, acima de 35”, garante Reynardt Peralta. O convite vale também para quem não curte se aventurar nas pistas, mas quer assistir às manobras.

As atividades começaram na terça-feira, com ações nas escolas Ada Teixeira e Joaquim Murtinho, além do projeto social Cidade dos Meninos. Nesta sexta-feira tem festa julina promovida pelo coletivo feminino de skatistas do estado.

Reynardt Peralta lembra que, no início dos anos 2000, Mato Grosso do Sul tinha muitos campeonatos de skate e isso fomentava a evolução do esporte e a adesão de mais participantes. Mas lamenta que “talvez por não ter pistas boas para praticar, perdeu um pouco da força”.

O skate estreou nas Olimpíadas em Tóquio, no ano de 2020, e desde então vem ganhando cada vez mais praticantes, principalmente entre as crianças. É o que Reynardt chama de “efeito fadinha”, em referência à medalhista Rayssa Leal, de apenas 16 anos.

A Federação de Skate de Mato Grosso do Sul foi fundada no dia 4 de junho. Agora, Reynardt, presidente do órgão, espera que sejam feitas reformas e criação de novas pistas, com apoio do governo do estado.

Ele conta que o principal objetivo da federação é criar um circuito estadual, que dê vagas para o Campeonato Brasileiro de Skate. "Uma bateria de campeonatos que aumente o nível e a competitividade, além de dar oportunidade para os skatistas daqui irem para fora representar o nosso estado”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias