ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 25º

Esportes

Promessas do Badminton disputam etapa nacional da modalidade na Capital

Atletas de 12 estados disputam a modalidade olímpica em diversas categorias no Guanandizão

Jhefferson Gamarra e Cleber Gelio | 23/11/2022 16:51
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

De hoje até 27 de novembro, o Ginásio Guanandizão, em Campo Grande, é a casa do Badminton nacional. Em pleno crescimento no País, o esporte que faz parte das modalidades olímpicas tem revelado atletas e despertado sonhos entre os praticantes.

Ao todo, 357 atletas de 12 estados disputam a etapa nas categorias sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-19 e adulto masculino e feminino. Os jogos acontecem no formato simples masculino e feminino, duplas masculinas e femininas e duplas mistas. A temporada nacional encerra apenas em 2023 e garante aos melhores colocados uma vaga no Campeonato Sul-Americano de 2024.

Lauriane Rocha de Oliveira, 13 anos, que representa MS na modalidade (Foto: Alex Machado)
Lauriane Rocha de Oliveira, 13 anos, que representa MS na modalidade (Foto: Alex Machado)

Revelação de Mato Grosso do Sul, a atleta Lauriane Rocha de Oliveira, 13 anos, que disputa na categoria sub-15, conheceu o esporte em 2017 e começou a praticar em 2019. Nos Jogos Escolares Brasileiros deste ano, disputado no Rio de Janeiro, a atleta chegou até as quartas de finais. “Estou bastante confiante e nesta etapa em Campo Grande quero chegar ao pódio”, disse Lauriane, que na estreia venceu a adversária de São Paulo por 2 sets a 0.

Atleta desde 2018, Pedro Henrique Justino, 16 anos, foi eliminado logo na estreia da etapa disputada em Campo Grande. Apesar do revés, o jovem destacou sua evolução e aprendizado na modalidade.

Pedro Henrique Justino, 16 anos, aproveitou oportunidade para adquirir experiência no esporte (Foto: Alex Machado)
Pedro Henrique Justino, 16 anos, aproveitou oportunidade para adquirir experiência no esporte (Foto: Alex Machado)

“Serve como experiência neste ambiente, saio satisfeito e a partir de agora vou retomar os treinos para ir cada vez mais longe. Senti um pouquinho mais dificuldade por conta da peteca que nos treinos é de nylon e no brasileiro é feita de pena”, ressaltou.

De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Badminton, José Roberto Santini, o esporte evoluiu muito nos últimos anos em todo o Brasil, saltando para a primeira colocação no ranking nacional e terceira no ranking das Américas.

Presidente da Confederação Brasileira de Badminton, José Roberto Santini (Foto: Alex Machado)
Presidente da Confederação Brasileira de Badminton, José Roberto Santini (Foto: Alex Machado)

“O esporte tem crescido muito principalmente no âmbito escolar e os resultados fazem com que o esporte se sustente. O Brasil hoje é primeiro da América do Sul e hoje estamos brigando entre os três primeiros da América, próximo dos Estados Unidos e um pouco distante do Canadá. Estamos próximos de se classificar para as Olimpíadas de Paris, isso faz com que a modalidade cresça ainda mais”, reforçou o presidente.

Presidente da confederação sul-mato-grossense, Marcos Aguillera (Foto: Alex Machado)
Presidente da confederação sul-mato-grossense, Marcos Aguillera (Foto: Alex Machado)

Em Mato Grosso do Sul a modalidade tem seguido o mesmo rumo, principalmente por conta dos incentivos do poder público. “O esporte tem crescido graças ao apoio do Estado, fazendo com o que o nível dos atletas locais seja cada vez melhor”, resumiu o presidente da confederação sul-mato-grossense, Marcos Aguillera.

As partidas acontecem a partir das 13h50 (de MS) no Ginásio do Guanandizão, que fica localizado na Avenida Presidente Ernesto Geisel, número 6859-7341, Bairro Amambaí. Ao todo serão mais de 500 jogos no evento que faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Badminton – CBBd.

Nos siga no Google Notícias