Recordista aos 14 anos, menino de Campo Grande é top 1 no atletismo
O atleta sul-mato-grossense Paulo Henrique Marques também coleciona recordes estaduais e nacionais
O atleta de salto em altura Paulo Henrique Marques Teles, de apenas 14 anos, é um dos destaques mundiais da categoria sub-16. Ele foi campeão dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul e dos Jogos Mundiais Escolares 2023. Além disso, no momento, está em primeiro lugar no ranking da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo).
Natural de Campo Grande e morador do bairro Jardim Santa Felicidade, ele representa o time da Amams. A última atualização da classificação foi no começo deste mês de setembro. O menino tem a marca de 1,90 m. Paulo afirmou em entrevista que é "uma enorme felicidade e gratidão a Deus por tudo isso".
Ele é orientado pelo técnico Eder Vaz, de 38 anos, que nasceu em Alto Araguaia (MT). O mato-grossense explica que a trajetória do menino na modalidade começou em 2014. De lá para cá, são cerca de oito anos com evoluções a cada dia. "Eu comecei a lapidar e vi que o Paulinho tinha ido bem no salto em altura", explicou. O menino também já passou pelo tradicional projeto Projeto Resgatando Vida, que funciona há 31 anos no bairro Santa Felicidade.
Paulinho e Eder se encontraram em projeto da Funesp (Fundação Municipal de Esporte) no bairro das Moreninhas, região sul de Campo Grande. "Eu o inscrevi no revesamento e no salto em altura, ele ganhou com a altura de 1,58 m no Estadual Sub-16. Aí ele ganhou também um Jogos Escolares. O Paulo tinha até condições de ser o campeão brasileiro em 2018, mas no dia choveu e não estava bem".
Em relação à última competição, o menino de 14 anos disputou os Jogos Mundiais Escolares. A competição foi sediada no Rio de Janeiro. Lá, mesmo representando a Seleção Brasileira, Eder Vaz é quem foi o treinador e conduziu o atleta nos treinos.
"Os treinadores da Seleção deixaram eu passar o treinamento. O pessoal até respeitou essa hierarquia. No Rio, Paulo ganhou da China e da Eslovênia saltando 1,90 m."
Além disso, o menino coleciona o recorde estadual até a categoria sub-18 com a altura de 1,90 m e o recorde nacional dos Jogos Escolares com 1,94 m. Para Paulo, o apoio do técnico foi crucial nessa trajetória. "Um apoio excelente, excepcional e inclusivo com os outros atletas da minha equipe que eu espero que um dia também conquistem vários títulos valiosos".
Eles realizam atividades de treinamento cinco vezes na semana. Duas vezes no Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas, e três vezes no Parque Ayrton Senna. A próxima competição será o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-16 em Recife (PE).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.