ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 30º

Esportes

Servidores comemoram folga e goleada do Brasil na estreia da Copa

Funcionários públicos do Estado chegaram 2h depois do expediente habitual

Guilherme Correia e Jackeline Oliveira | 24/07/2023 10:37
Andréia Ferri estava com camiseta com as cores do Brasil e desenho de uma onça-pintada (Foto: Paulo Francis)
Andréia Ferri estava com camiseta com as cores do Brasil e desenho de uma onça-pintada (Foto: Paulo Francis)

Servidores estaduais entraram 2h depois do início do expediente habitual nesta segunda-feira (24) devido ao jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina de 2023. Muitos disseram que aproveitaram o horário especial para assistir às jogadoras do Brasil, ainda que as tradicionais cores verde e amarelo estavam tímidas no vestuário dos funcionários públicos.

O Brasil estreou com goleada de 4 a 0 sobre o Panamá, com gols de Ary Borges (3) e Bia Zaneratto. A próxima partida será no sábado (30), contra a França, às 6h (de MS), mas o terceiro e último jogo das brasileiras na fase de grupos será na próxima quarta-feira (2), às 6h, contra a Jamaica.

Caso o time consiga se classificar, jogará a fase de mata-mata e buscará seguimento na competição, em busca do primeiro título mundial feminino. O calendário já foi definido, mas nem todos os jogos serão em dias úteis.

Uma pessoa estava com uniforme da seleção - a coordenadora da Codif (Coordenadoria de Direitos Funcionais) Andréia Ferri, de 52 anos, afirmou que os trabalhadores estavam com expectativa de que o decreto estadual que permitia a entrada em horário diferenciado saísse. “Quando saiu, eu cumpri. Fiquei em casa, assisti ao jogo da seleção e torci muito”.

“A gente tem que acompanhar o Brasil em todas as modalidades, né? E acompanhar e valorizar nossa equipe”, declarou ela, que se surpreendeu com o bom desempenho da Seleção Canarinho. “Vibrei bastante, estou até rouca de tanto gritar”.

Júlio elogia a iniciativa como forma de incentivar que a população assista aos jogos do Brasil feminino (Foto: Paulo Francis)
Júlio elogia a iniciativa como forma de incentivar que a população assista aos jogos do Brasil feminino (Foto: Paulo Francis)

Responsável pela coordenadoria de Lotação da SED (Secretaria Estadual de Educação), Júlio Marcos Domingues da Cunha, de 32 anos, avalia que o decreto seja um incentivo para a Seleção Brasileira feminina, para que mais pessoas consigam acompanhar os jogos.

“Para a gente poder estar na torcida, para elas conseguirem ganhar o Mundial e quem sabe trazer a taça para nós. Então, vamos aproveitar, vamos curtir e torcer para a Seleção sair vitoriosa”.

Por outro lado, o superintendente de Gestão da Prefeitura de Campo Grande, Luis Finco, de 51 anos, relata que não acompanhou o jogo, apesar do ponto facultativo, e aproveitou a manhã livre para resolver outros assuntos do trabalho. "Eu não sou muito de acompanhar futebol e sou mais fixado no trabalho. Mas comecei a assistir”.

Vestindo as cores do Brasil, funcionária chega em prédio do Governo do Estado para trabalhar (Foto: Paulo Francis)
Vestindo as cores do Brasil, funcionária chega em prédio do Governo do Estado para trabalhar (Foto: Paulo Francis)

Decretos - Os servidores estaduais terão três horas a partir do horário do jogo da seleção para iniciar o expediente. Ou seja, nesta segunda-feira, o expediente iniciou às 10h. A compensação deverá ser feita até o final do ano. A redução no expediente não se aplica aos setores e serviços considerados essenciais, que por sua natureza não possam ser paralisados ou interrompidos, como hospitais.

A decisão segue a portaria do Governo Federal, que orientou os órgãos públicos que adotarem o ponto facultativo cheguem ao trabalho em até duas horas depois do fim dos jogos.

Já em relação aos servidores do município de Campo Grande, foi publicado na tarde de sexta-feira (21), em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), que as repartições públicas municipais da Capital vão funcionar em horário especial.

Ficou decidido que nos dias em que as partidas acontecerem até às 6h, o expediente começará somente às 10h. Enquanto, nos dias que os jogos começarem até às 7h, os atendimentos irão iniciar às 11h.

O decreto estabelece que os horários não se aplicam às escolas e nem aos serviços considerados essenciais. Durante a participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, as unidades escolares devem seguir o calendário escolar estabelecido pela Semed (Secretaria Municipal de Educação).

Por fim, vale ressaltar que agências bancárias em todo o Brasil, incluindo as de Mato Grosso do Sul, terão horário diferenciado nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina. Os bancos abrirão uma hora mais tarde, a partir das 10h, nos dias em que os jogos começarem às 7h (de MS).

A decisão foi tomada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), de forma a facilitar o acesso dos torcedores aos serviços bancários.

Por fim, diferente de quando ocorreu a Copa do Mundo Masculina de Futebol, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) não mudará horários em decorrência dos jogos. O expediente forense na secretaria do órgão e em todas as comarcas do Estado não sofrerá nenhuma alteração decorrente das partidas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

(*) Colaborou Idaicy Solano.

Nos siga no Google Notícias