Acampamento anti-Dilma tem lixo zero e apoio de vizinhos
Casa organizada – Acampados desde quarta-feira passada no canteiro central da Avenida Afonso Pena, pessoas contrárias à permanência de Dilma Rousseff (PT) no poder buscam a simpatia do público até nos mínimos detalhes. Chamados de “coxinhas” principalmente por quem discorda de sua linha política, os acampados se fazem notar pela organização. Todo o lixo, por exemplo, é devidamente coletado.
Fome zero – Se levar em conta as doações, é possível dizer que pelo menos ali no entorno a presença dos manifestantes não incomoda. De marmitex a pizzas, restaurantes próximos não deixam faltar comida no acampamento. Algumas empresas e até moradores também emprestam seus banheiros para eles.
Na onda – Observando a movimentação, vendedores ambulantes resolveram surfar na onda antipetista instalada na frente do MPF (Ministério Público Federal). “Infiltrados” entre quem protesta, muitos ganham a simpatia dos motoristas e vendem bandeiras e camisetas, mesmo sem ter qualquer ligação com o grupo.
Pedalou – Comemorando em torno de 300 filiações este mês, entre elas e principalmente a do deputado estadual Marcos Trad, o PSD anunciou ontem mais uma “aquisição”, diretamente de olho nas eleições para a Câmara Municipal de Campo Grande. O empresário das bicicletas Clemênio Frutuoso Ribeiro, que já foi vereador por três mandatos e, entre outras coisas, é conhecido por organizar passeio ciclístico na Capital sempre no Dia do Trabalhador, deixou o PMDB e chega na sigla de Marquinhos anunciado como pré-candidato ao legislativo.
Nova eleição – O PSDC, partido do eterno candidato à Presidência José Maria Eymael, lançou o “Movimento por um novo Brasil: Eleições para Presidente já!”. O entendimento é de que eventual impeachment de Dilma não mudaria o cenário político, algo só possível se anulada a eleição presidencial de 2014.
Bons conselhos – Ao abrir discurso em uma lotada Caravana da Saúde, sábado (19), em Aquidauana, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) lembrou que está atento aos bons conselhos de Fátima, a primeira-dama. Disse, inclusive, que às vezes ela “puxa a orelha” dele. A esposa, diga-se, estava ao lado no momento da citação.
Medindo forças – Assim como o PSDB, o PMDB também se fortaleceu na Câmara Municipal de Dourados. Apesar de perder Délia Razuk para o PR, única filiada a ter mandato no Legislativo local, a legenda de André Puccinelli filiou quatro vereadores douradenses.
Mudança na pasta I – O secretário estadual de Segurança Pública, Sílvio Maluf, comentou ontem ainda não ter conversado com Reinaldo sobre seu futuro na pasta. Uma definição deve sair até o começo de abril. Após agenda pública, já à tarde, no entanto, Maluf foi direto para o gabinete do governador, onde também estava o procurador-geral de Justiça, Humberto Brittes.
Mudança na pasta II – Reinaldo, além de elogiar publicamente o atual secretário, já disse que o MPE (Ministério Público Estadual) deve participar da discussão sobre o futuro da pasta. Por entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal), membros do Ministério Público – onde Maluf é procurador – não podem acumular cargo no Executivo.
Mexendo com os bois – O deputado estadual Beto Pereira (PSDB) foi uma das últimas autoridades públicas a chegarem para agenda pública na Governadoria, ontem. Não escapou de um bem humorado governador: “hoje ele estava trabalhando, mas na fazenda dele, mexendo com os bois dele”, brincou Reinaldo.
(com a redação)