"Casa está linda... mas andamos em Fusquinha", diz secretário
Ferrari com motor de Fusca - Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Helio Peluffo, muitas cidades do interior não têm Procuradoria. “Aí o prefeito cai na mão do projetista que ganha por quantidade de quilômetros rodados. Então, temos que auxiliar a produzir bons projetos. Isso vamos fazer em 2023. Temos uma casa extremamente qualificada, profissionais bons, recursos do Fundersul, estrutura física, equipamento, só que estamos andando num Fusquinha 68. A casa tá bonita, o Reinaldo (Azambuja) deixou linda. Mas estamos chegando de Fusquinha”.
Galeria fluvial - No momento, a Seilog tem 400 obras em andamento, com R$ 4,6 bilhões. Mas ele também dá um puxão de orelha nos prefeitos. Com tanta chuva neste mês, uma deficiência ficou ainda mais clara para ele, o secretário reclamou que os alagamentos existem, porque muitas vezes os prefeitos não querem fazer drenagem, pedem só o asfalto. “Porque é uma obra que não aparece. O Estado não vai fazer obra em que não se resolva a parte da galeria fluvial”.
Rota turística – Projeto prevê abertura de trecho da MS-214 que sai de Costa Rica e vai até Poconé, no Mato Grosso. A ideia é criar novo acesso ao Pantanal, cortando de leste a oeste. Mas nada é pra já. Antes do que promete virar rota turística, o governo quer ouvir profissionais e as comunidades que ficam ao longo do percurso.
Criou coragem - A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) revelou o que fez durante o fim de semana e aproveitou para fazer uma relação com o Brasil polarizado. “Finalmente tomei coragem de assistir ao documentário sobre a Boate Kiss. O mínimo que podemos fazer por essas vítimas é não permitir que sejam esquecidas e lutar para que isso não se repita, exigindo justiça. Somos todos um! Chega de hostilidade e falta de empatia em nosso País”.
Escondido - A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), tem escondido agenda de compromissos, antes divulgada no site oficial do município. Embora seja figura pública, a assessoria de imprensa não divulga as agendas e ignora quando é perguntada sobre como será o dia da chefe do Executivo. Nos bastidores, a oposição fala que ela tem evitado a imprensa por conta dos questionamentos sobre os problemas na cidade.
Agenda virtual - No domingo, por exemplo, Adriane discursou na Praça da Bolívia, já na segunda-feira recebeu carro e equipamentos para dar suporte às ações de promoção de igualdade racial, mas manteve tudo sem aviso, apenas postou posteriormente nas redes sociais. Assim, não precisa receber a imprensa e consegue mostrar somente o que quer à população que a acompanha pela internet.
Caos escolar - Para evitar o caos que costumar ser o início do ano letivo na rede pública de ensino, vereador quer que o Executivo forneça uniforme e material escolar aos alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino), pelo menos, uma semana antes do começo das aulas. A proposta, assinada por Ademar Vieira Júnior, o Coringa (PSD), ainda não tem previsão de votação.
Amém – Usuários da rede pública de saúde tiveram momento de reflexão na manhã desta segunda-feira (13) na USF (Unidade de saúde da Família), do Jardim Presidente, após receber grupo de orações e louvor composto pelos próprios servidores. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o intuito não é estipular religião, mas trazer conforto espiritual aos pacientes.
Desmarcada - Reunião para decidir a liderança do governo na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), marcada para a manhã desta segunda-feira (13), não aconteceu. O governador Eduardo Riedel desmarcou o encontro em que definiria Londres Machado (PP) ou Marcio Fernandes (MDB) como líder. Oficialmente, a decisão ficou para hoje, porém, Riedel viaja para Ribas do Rio Pardo, para agenda na Suzano.