Consciências
Nos trilhos
A ALL - América Latina Logística - anunciou investimentos na revitalização da malha ferroviária no Estado. De acordo com a empresa, em 2006, quando assumiu a concessão da ferrovia, a velocidade das composições era de 5 km/h, a mesma de um pedestre. O plano de modernização vai tornar o transporte mais seguro e muito mais veloz, passando da média de 30 km/h para 53 km/h na maior parte dos 900 quilômetros entre Três Lagoas e Corumbá.
Economia sustentável
Os investimentos da ALL chegam num momento em que sua principal carga (minério de ferro, manganês e ferro gusa) representou um terço do volume da arrecadação de impostos federais em Mato Grosso do Sul. O transporte ferroviário também já é visto como modal de menor custo ambiental, comparado ao transporte rodoviário.
Puxão de orelha
Empresários foram alertados ontem pela diretoria da Associação Comercial, durante reunião que definiu o policiamento de fim de ano, que a venda de bebidas alcoólicas a adolescentes depende mais da contribuição do comércio do que da fiscalização e ação repressiva da polícia.
Interativo
O comerciante João Carlos Polidoro, que já teve estabelecimento furtado, destacou a ação policial após o fato. “Rapidamente prenderam os três bandidos”. E contou que conversa muito com o comandante da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos, pelo Twitter.
Pecadores
“Já tenho os meus pecados, não atribuam a mim os pecados dos outros”. Assim o governador André Puccinelli (PMDB) respondeu aos repórteres que insistiam no episódio em que o deputado Alcides Bernal (PP) reclamou de articulações em Brasília que, a seu ver, tentariam destituí-lo do comando do PP no Estado.
André disse ter se encontrado com o presidente nacional, Aldo Rosa, e o deputado Francisco Dornelles, em março, quando o PP ainda estava nas mãos do ex-deputado Antonio Cruz.
À tona
Fonte fidedigna do PP revelou ao Campo Grande News que Bernal foi ungido após articulação de Aécio Neves e Francisco Dornelles, em acordo que garantiria o voto do deputado à indicação de Marisa Serrano para o Tribunal de Contas do Estado.
Bom humor
O governador André Puccinelli não perdeu o bom humor depois de abordagens sobre temas indigestos. Durante inauguração de obras de adequação no Hospital Regional, disse que na próxima agenda em ala cirúrgica, vai vestir o jaleco e estripar seis corintianos.
Sintomáticas
A bancada federal de Mato Grosso do Sul elaborou as emendas coletivas de modo que os parlamentares contemplem suas bandeiras regionais, políticas e eleitorais.
O senador Antonio Russo (PR) priorizou a MS 473; os senadores Delcídio do Amaral (PT-MS) e Waldemir Moka (PMDB-MS), junto com o deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), abraçaram a BR-163. O deputado Fábio Trad (PMDB-MS) defende o desenvolvimento sustentável. Geraldo se aliou ao adversário na disputa em Dourados, Marçal Filho, para garantir recursos à rodovia Sul-Fronteira. Na Capital, os pré-candidatos Edson Giroto (PMDB), Vander Loubet (PT) e Henrique Mandetta defendem emendas de infraestrutura e mobilidade urbana. Marçal, Giroto e Biffi também se uniram para garantir recursos à MS-419.
Saneamento
Por enquanto, apenas dois dos 22 projetos de saneamento licitados pela Funasa para obras de água e esgoto estariam habilitados a recursos do PAC 2.
Tensão
A crise na Iagro coincide com a chegada de missões de veterinários da Venezuela e das Filipinas para visitar estabelecimentos exportadores de carnes. Segundo comunicado da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), os venezuelanos vão inspecionar 40 unidades de abate de aves, suínos e bovinos nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Goiás a partir deste sábado até 3 de dezembro.