ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

"Devo, não nego", diz Bernal sobre IPTU atrasado

Por Lucas Mamédio, Gabriel Neris e Izabela Cavalcanti | 20/01/2025 06:00

"Devo, não nego" – O ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, afirmou que a culpa por dever R$ 78 mil de IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) à Prefeitura de Campo Grande não é dele. "Infelizmente, tenho sido alvo de uma organização criminosa que tem tentáculos por todos os poderes e instâncias (...). Assim, estou em dificuldade financeira, mas, se devo, não nego e vou pagar quando puder."

Dever não é crime – Para Bernal, ele teve a reputação destruída por toda uma estrutura de poder que resultou na impossibilidade de atuar profissionalmente como advogado, radialista ou até mesmo político, já que teve os direitos cassados. Esse cenário o teria colocado em situação financeira difícil, e um dos reflexos é o débito com a prefeitura. "Não é crime, nem desonra dever. Mas ser exposto dessa forma é extremamente desgastante e danoso para mim."

Tempo está correndo! – Segundo apuração da Folha de SP, a possível saída de governadores do PSDB, como Raquel Lyra (PE), Eduardo Leite (RS) e o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, está acelerando as negociações para uma fusão do partido, já que integrantes do PSD e MDB acreditam que a demora em definir o futuro da legenda enfraquece seu poder de barganha. Em entrevista ao Campo Grande News no fim de 2024, Riedel considerou seu futuro partidário incerto e o debate precoce, pois a legenda deve se envolver nos debates sobre fusões, incorporações ou federações. Porém, se depender dos partidos aos quais os tucanos pretendem se fundir, a decisão já está demorando demais.

Vida de produtor rural – Paralela à vida política, Riedel atua como produtor rural. Em suas redes sociais, o governador postou uma foto contemplativa em que aparece de costas, olhando para a chuva na varanda de uma de suas fazendas. Na legenda, explicou: "Vida de produtor rural: observando a chuva cair na sede e torcendo para que ela chegue até a área de plantação de soja."

Cutucada – Como na política tudo pode virar oportunidade, o vereador recém-eleito por Campo Grande, Jean Ferreira (PT), comentou: "Preservando nossos biomas haverá chuva para as plantações", em uma crítica ao que ele acredita ser um modelo de produção agrícola que degrada os biomas.

"Devo, não nego", diz Bernal sobre IPTU atrasado
Pollon junto de outros deputados federais do PL e Eduardo Bolsonaro em vídeo à esquerda e Catan ao lado de Steve Bannon à direira (Foto: Reprodução)

Washington ou Orlando? – Os dois deputados sul-mato-grossenses de direita que foram a Washington D.C. para a posse de Donald Trump como presidente dos EUA, que ocorrerá nesta segunda-feira (20), pareciam estar na Disneylândia em suas redes sociais. O deputado federal Marcos Pollon (PL) postou uma série de stories neste domingo (19) com variadas abordagens sobre a posse. Ele falou da cidade, de política e, junto a outros deputados federais brasileiros de direita, gravou um vídeo ao lado de Eduardo Bolsonaro (PL), o filho "02" do ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi impedido de comparecer à posse por uma decisão judicial. No vídeo, Eduardo diz que é importante os deputados estarem ali para mostrar que "não estão sozinhos".

Com figura importante – Já o deputado estadual João Henrique Catan (PL) fez uma live do discurso de Trump para apoiadores antes da posse. Ele também postou em seu feed uma foto com Steve Bannon, um dos principais estrategistas da campanha de Donald Trump em 2016 e conselheiro-chefe na Casa Branca durante os primeiros meses do governo. Ambos estavam de braços cruzados e com olhares sérios, como seguranças mal-encarados.

CPI da "imprensa marrom" – Antes de embarcar, porém, Pollon propôs a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a chamada "imprensa marrom", que, segundo ele, estaria envolvida em um esquema de assassinato de reputações, especialmente contra políticos conservadores. Pollon afirma que encomendou um estudo técnico sobre matérias que considera "fake news" envolvendo sua trajetória e planeja notificar veículos de imprensa que, em sua visão, distorcem informações. Ele citou como "gota d'água" a cobertura da imprensa sobre as novas normas do Pix, que foram revogadas pelo presidente Lula após inúmeras polêmicas.

É bênção ou banho? – O senador Nelsinho Trad (PSD) compartilhou em suas redes sociais uma história engraçada de sua época como prefeito de Campo Grande, envolvendo um padre durante a inauguração de uma unidade de saúde no bairro Maria Aparecida Pedrossian. Durante a cerimônia de bênção, o padre, ainda jovem em sua carreira religiosa, exagerou ao jogar água benta, despejando quase um balde inteiro sobre Nelsinho, que levou a situação com bom humor. O episódio, segundo o senador, além de gerar risadas, fortaleceu a amizade entre ele e o religioso, sendo lembrado como uma das situações mais divertidas de sua vida pública.

Homenagem – A única cabine de imprensa do estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, reformada para os jogos do Campeonato Estadual, receberá o nome do narrador Marcos Antônio Silvestre, morto em setembro de 2016, aos 62 anos. Natural de Presidente Prudente (SP), Marquinhos, como era conhecido, foi um dos principais nomes do rádio esportivo sul-mato-grossense e também se destacou com transmissões na televisão, além de presidir a Acems (Associação dos Cronistas Esportivos de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias