De Maceió, Tereza "abençoa" apoio de Adriane a Riedel
Cansada, mas feliz – A senadora eleita por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP), mesmo estando em Maceió (AL), e ter passado por outros três estados no mesmo dia, participou por videoconferência do evento que selou o apoio da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), à candidatura de Edurado Riedel (PSDB), no 2º turno. “Tô muito cansada, mas cheia de alegria por esse apoio. Sairemos vitoriosos. Segunda-feira (18) estarei de volta ao nosso Estado para fazer a nossa campanha”, disse ela em breve discurso
Já no campo de batalha – Nem bem o apoio foi selado, no sábado, Adriane já saiu às ruas, no domingo de manhã, para adesivar carros com Riedel. Junto de apoiadores, os dois realizaram uma ação na Praça do Papa. Depois do “adesivaço”, a dupla fez reunião com líderes comunitários de Campo Grande com discursos elogiosos mútuos.
Mulheres direitas– Já o candidato do PRTB, Renan Contar, concentrou sua agenda de domingo no eleitorado feminino. Junto da esposa e de outras apoiadoras mulheres, Contar foi ao Parque das Nações Indígenas participar de uma mobilização em que apresentou projetos de políticas públicas voltadas para as mulheres. Porém, no banner do convite das organizadoras que apoiam Contar tinha bem claro qual perfil das participantes, às “Mulheres da legítima direita”.
Agora sim – Após um 1º turno com diversas “reclamações” de falta de recurso, em que Contar chegou a usar a expressão “Tostão contra o milhão”, o candidato fez questão de mostrar em seus stories o estoque de material de campanha a ser enviado às cidades do interior. Contar salientou que há grande demanda no interior e que tanto santinhos e adesivos quanto camisetas, já tinham destino certo.
Fraternidade acima de tudo – O deputado federal Fábio Trad (PSD), que não conseguiu se reeleger, fez questão de demonstrar apoio público ao irmão, Marcos Trad (PSD), maior derrotado das eleições para governo em Mato Grosso do Sul e a quem muitos atribuem o fracasso de outros familiares no mesmo pleito, como o sobrinho Otávio Trad (PSD), vereador que não se elegeu para Assembleia e o próprio Fábio.
Estarei contigo – Na mensagem, postada neste fim de semana no Instagram junto de uma foto dos dois apertando as mãos, Fábio diz: “Estou, estive e estarei contigo. Não te escolhi para ser irmão; eu te escolhi para ser o meu amigo. E por ser meu amigo, não há descida, não há curva, não há atalho que nos separe. Estamos juntos, Marquinhos!”.
Números do Campão – O secretário estadual de Cultura, Eduardo Romero, usou sua lista de transmissão do WhatsApp para divulgar os números do festival Campão Cultural. “Foram 8 dias com 211 atividades, 37 oficinas, 19 áreas/linguagens e média de 17 Horas diárias de programação, espalhados pelos 04 cantos da Capital, 05 homenageados, 800 trabalhadores diretos e 5 mil indiretos e Público de 97. 510 pessoas. Gratidão, gratidão. Viva a arte, cultura e cidadania”.
Terena de MS em Havard – A partir desta segunda-feira (16), Luiz Eloy Terena, assessor jurídico da Articulação dos Povos Indígenas (Apib), terá uma agenda na universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Nesta segunda, Eloy irá conversar sobre direitos indígenas no Brasil com estudantes da Faculdade de Direito de Harvard. Já nesta terça-feira (19), o advogado estará presente na exibição do filme “Rio de Ouro” e participará de um painel sobre mineração de ouro ilegal na Amazônia.
UFMS na Times – A UFMS apareceu no Ranking Mundial de Universidades da publicação britânica Times Higher Education (THE). A universidade é a única do Mato Grosso do Sul na lista e está entre as 62 instituições de Ensino Superior brasileiras classificadas. Na classificação global, a UFMS ocupa a faixa 1501+. Já entre as instituições brasileiras, a universidade fica em 29º lugar. Com relação à região Centro-Oeste, também integram o ranking a Universidade de Brasília, a Universidade Federal de Goiás e a Universidade Católica de Brasília.
Agendas - Riedel concede entrevista à TV Educativa e rede de rádios – FERTEL e participa de sabatina no jornal JD1 Notícias pela manha. À tarde reuniões internas e à noite participa do debate no jornal Midiamax. Candidato do PRTB não divulgou agenda até a publicação da coluna Jogo Aberto.