Deputado aparece com modelito covid-19 na sessão
Modelito novo - O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Paulo Corrêa (PSDB), compareceu à última sessão desta semana com a máscara de modelo "face shield", usado por profissionais de saúde para prevenção ao coronavírus. Ela tem uma viseira no rosto que aumenta a prevenção. Corrêa contou que recebeu o equipamento do Senai. "Parece que o senhor está com traje espacial", brincou o colega Evander Vendramini (PP).
Grupo de risco - No caminho inverso, a ministra da Agricultura Tereza Cristina (DEM) e o vice-governador Murilo Zauith (DEM) resolveram tomar café da manhã sem qualquer proteção durante o feriado (11). Os dois são parte do grupo de risco da covid-19 por conta da idade, ela tem 65 e ele 69 anos.
No Insta - Ontem, os dois colegas do Democratas foram até cafeteria francesa na Rua Rio Grande do Sul, ambos sem máscaras. “Nessa manhã, boa conversa com a nossa amiga ministra Tereza Cristina”, postou Murilo no Instagram, sem comentar se a tal conversa era sobre eleições municipais ou não.
Luto - O deputado Pedro Kemp (PT) ao lamentar a morte dos dois policiais civis, que foram assassinados em Campo Grande na terça, comentou que conhecia pessoalmente os dois profissionais e que eles, inclusive, estiveram com ele em campanhas eleitorais no Estado. José Carlos Barbosa (DEM) também conhecia as vítimas da época em que era secretário estadual de Segurança.
Subnotificação - Pedro Kemp (PT) diz que está preocupado de haver subnotificação de casos de covid-19 em Campo Grande, assim como em Mato Grosso do Sul. O petista alega que apesar dos números baixos de contágio em relação a outros estados, aumentou em muito as mortes por doenças respiratórias. "Será que estamos com os números reais", questionou.
Dourados X Capital – Dourados entrou em uma briga com Campo Grande em relação ao ranking da covid-19. Em primeiro lugar disparado no número de confirmações, a 2{ maior cidade do Estado reclama que a Capital só não ultrapassa o município porque “testa bem menos” pessoas.
Protocolo - O secretário de saúde da Capital, José Mauro Pinto de Castro Filho, rebateu a informação, garantindo que aplicou 7 mil testes, mas diz que os exames só são feitos em quem apresenta sintomas, assim como manda o protocolo. O fato é que ontem o boletim de covid-19 em Campo Grande já veio com números bem maiores que os registrados até agora.
Chateada - Apontado como epicentro da doença, a prefeitura de Dourados também reclama da postura do secretário de Saúde, Geraldo Resende, que tem base eleitoral em Dourados e não cansa de falar que a prefeitura não atualiza os dados que podem ser muito maiores por lá.
Sem vagas - Infectologistas garantiram ao Campo Grande News que nessa briga Dourados realmente está na pior. Afirmam, inclusive, que já não há vagas em UTIs na rede particular do município, apesar da prefeitura apresentar outros dados oficiais.
Limpando a barra - Rede de pet shops que ficou famosa depois de protetores de animais criarem campanha contra venda de animais nas suas lojas, a Petz anunciou que vai doar R$ 1 milhão aos estados onde tem unidades, o que inclui Mato Grosso do Sul. O dinheiro vai para ações de combate a covid-19.