ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 29º

Jogo Aberto

Deputado espalha fake news, mas tiro sai pela culatra

Jéssica Benites, Gabriela Couto e Renata Volpe | 17/01/2023 06:00
Renan Contar em sessão da Assembleia antes do recesso. (Foto: Assessoria)
Renan Contar em sessão da Assembleia antes do recesso. (Foto: Assessoria)

Fake news - Deputado estadual em fim de mandato, Renan Contar, o Capitão Contar (PRTB), usou as redes sociais para propagar fake news. Na tarde desta segunda-feira (16), ele divulgou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia publicado aumento no auxílio reclusão.

Desmascarado - No entanto, conforme amplamente reforçado pelas páginas que apuram a veracidade das informações compartilhadas nas redes sociais, trata-se de atualização definida pelo INSS, quando o presidente ainda era Jair Bolsonaro (PL).

Mas nem tanto - Os 10 nomes para a Agraer e subsecretarias da Semadesc, que serão ocupados pelo PT, já foram escolhidos, mas precisam passar pela avaliação do governador Eduardo Riedel (PSDB). Só depois da aprovação, os nomes serão divulgados.

Troca - A tenente-coronel Kátia Souza Santos Ramiro, que foi candidata à deputada federal nas eleições do ano passado pelo MDB, foi dispensada do cargo de ajudante-geral adjunta do Comando da Polícia Militar. Ela foi substituída pelo tenente-coronel Luís Antônio Sá Braga. A mudança foi assinada pelo comandante Marcos Paulo Gimenez.

Vaga aberta - Presidente do Cidadania e adjunto na Secretaria Estadual de Administração por sete anos, Édio de Souza Viegas ainda não sabe se vai fazer parte do governo Eduardo Riedel (PSDB). "Todos os cargos comissionados foram exonerados em 1º de janeiro", limitou-se a dizer. Boa parte dos assessores já foram recontratados, ele não.

Tudo quieto - PSDB deve marcar reunião com os deputados estaduais postulantes aos cargos de presidente e primeiro secretário, depois de 23 de janeiro. Segundo Jamilson Name (PSDB), que disputa a primeira secretaria com o correligionário, Paulo Corrêa, por enquanto, está tudo quieto. "Depois do dia 23 deve ter reunião, a ser convocada pelo presidente do partido, Reinaldo Azambuja", afirmou.

Adiantados - O PT vai ter candidato a prefeito em Dourados em 2024 e um dos nomes fortes é o do ex-candidato ao Senado Federal nas eleições do ano passado, o professor Tiago Botelho. É o que afirma nota oficial do partido, na cidade. O professor se destacou nas eleições, ainda segundo a nota, e com isso passou a ser um nome forte para disputar à Prefeitura da segunda maior cidade do Estado. Entretanto, o partido vai buscar alianças e coligações, lembrando que faz parte de uma federação junto com PV e PCdoB.

Ainda na oposição - A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) garantiu que seu partido segue na oposição a Lula, mas desta vez, em "oposição responsável", nas palavras repetidas várias vezes por ela. A sul-mato-grossense disse que cada proposta do Planalto enviada ao Congresso será avaliada separadamente pela bancada do partido. "Nosso presidente, Luciano Bivar, já havia dito ao próprio Lula que o apoio não será irrestrito da bancada", avisou. "Iremos verificar o que está de acordo com os nossos valores e com os nossos princípios e a partir disso deliberarmos".

Jardim - Durante o domingo (15), a prefeita Adriane Lopes (Patri) mostrou seu passatempo preferido: cuidar das plantas. No melhor estilo urban jungle, ela apresentou parte do jardim repleto de árvores, plantas e flores. “Aqui tem pé de jabuticaba, maracujá, limoeiro, que plantei há dois anos e agora é a primeira vez que tá dando limões. É plantar para poder colher”, afirmou.

Receitinha - Mostrando a mistura de plantas ornamentais e frutíferas, ela questionou os seguidores se conheciam uma florzinha roxa, com propriedades medicinais. Tratava-se da ervilha borboleta, que tem sido usada para reduzir o estresse e a ansiedade, desde os tempos antigos. Beber o chá azul ajuda a se sentir relaxado e a ter uma boa noite de sono.

Nos siga no Google Notícias