ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 32º

Jogo Aberto

Homem que criou estátua de Bolsonaro não é de MS

Adriel Mattos, Nyelder Rodrigues e Caroline Maldonado | 08/09/2021 06:00
Estátua de madeira transportada em Brasília. (Foto: Divulgação)
Estátua de madeira transportada em Brasília. (Foto: Divulgação)

Do Sul... - Na segunda-feira (6), véspera das manifestações, o presidente Jair Bolsonaro recebeu uma estátua de madeira em que ele aparece com a faixa presidencial e uma bandeira do Brasil. A imprensa nacional creditou o trabalho a um apoiador de Mato Grosso do Sul.

Só que não - Mas não foi um sul-mato-grossense que esculpiu a estátua. Em julho, circulou nas redes sociais um vídeo em que um homem, identificado apenas como Givanildo, aparece terminando o trabalho. Ele é natural de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso.

Caiu mal - Movimentos negros do País repudiaram a troca da bandeira do Brasil pelo símbolo do império na fachada do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Para as entidades, foi uma afronta e a valorização de um sistema que escravizou milhares de pessoas.

Fichada - Uma das aeronaves roubadas do aeródromo de Aquidauana, a Cessna de prefixo PT-DST, tem história para contar. Pertencente ao cantor, ator e pecuarista Almir Sater, o avião foi fabricado em 1971 e já foi até apreendido pela Polícia Civil durante operação realizada em Mato Grosso do Sul.

Retida - A apreensão foi feita pela antiga Deco (Delegacia Especializada em Combate ao Crime Organizado), hoje Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), comandada pela delegada Ana Claudia Medina.

Asas cortadas - Contudo, o avião foi posteriormente liberado, mas seguiu com a permissão de voo suspensa, segundo consulta realizada no site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Coincidentemente, o seu roubo será investigado por Medina, quem outrora a apreendeu.

Homenagem - A Subjuv (Subsecretaria de Políticas para Juventude de Campo Grande) inaugurou o "Espaço de Valorização da Vida Roberto Sinai", para atender pessoas com pensamentos suicidas. É uma homenagem ao empresário do setor de transportes, que faleceu em julho deste ano. Sinai foi idealizador do GAV, há 20 anos.

Mudou de ideia - Os vereadores Vanderlei Pinheiro de Lima (PSD), o “Delei”, José Jacinto Luna Neto, o “Zé da Farmácia” (Podemos), e Juari Lopes Pinto, o “Prof. Juari” (PSDB), mudaram de ideia com relação às entidades que tinham indicado para conceder emendas.

Votação - A mudança depende de aprovação da maioria dos vereadores. A votação está na pauta da próxima quinta-feira (9). O projeto para alterar o texto não explica porque os parlamentares resolveram indicar novas entidades.

Emendas - Prof. Juari resolveu beneficiar a Cidade dos Meninos, Lar do Idoso Sirpha, com emendas em torno de R$ 10 mil para cada. No entanto, o lar de idosos deve receber uma segunda contribuição de R$ 12 mil. A emenda de Zé da Farmácia agora vai para Associação das Irmãs Franciscanas de São José e a de Delei é para Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Nos siga no Google Notícias