ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEXTA  16    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

Homem que criou estátua de Bolsonaro não é de MS

Adriel Mattos, Nyelder Rodrigues e Caroline Maldonado | 08/09/2021 06:00
Estátua de madeira transportada em Brasília. (Foto: Divulgação)
Estátua de madeira transportada em Brasília. (Foto: Divulgação)

Do Sul... - Na segunda-feira (6), véspera das manifestações, o presidente Jair Bolsonaro recebeu uma estátua de madeira em que ele aparece com a faixa presidencial e uma bandeira do Brasil. A imprensa nacional creditou o trabalho a um apoiador de Mato Grosso do Sul.

Só que não - Mas não foi um sul-mato-grossense que esculpiu a estátua. Em julho, circulou nas redes sociais um vídeo em que um homem, identificado apenas como Givanildo, aparece terminando o trabalho. Ele é natural de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso.

Caiu mal - Movimentos negros do País repudiaram a troca da bandeira do Brasil pelo símbolo do império na fachada do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Para as entidades, foi uma afronta e a valorização de um sistema que escravizou milhares de pessoas.

Fichada - Uma das aeronaves roubadas do aeródromo de Aquidauana, a Cessna de prefixo PT-DST, tem história para contar. Pertencente ao cantor, ator e pecuarista Almir Sater, o avião foi fabricado em 1971 e já foi até apreendido pela Polícia Civil durante operação realizada em Mato Grosso do Sul.

Retida - A apreensão foi feita pela antiga Deco (Delegacia Especializada em Combate ao Crime Organizado), hoje Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), comandada pela delegada Ana Claudia Medina.

Asas cortadas - Contudo, o avião foi posteriormente liberado, mas seguiu com a permissão de voo suspensa, segundo consulta realizada no site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Coincidentemente, o seu roubo será investigado por Medina, quem outrora a apreendeu.

Homenagem - A Subjuv (Subsecretaria de Políticas para Juventude de Campo Grande) inaugurou o "Espaço de Valorização da Vida Roberto Sinai", para atender pessoas com pensamentos suicidas. É uma homenagem ao empresário do setor de transportes, que faleceu em julho deste ano. Sinai foi idealizador do GAV, há 20 anos.

Mudou de ideia - Os vereadores Vanderlei Pinheiro de Lima (PSD), o “Delei”, José Jacinto Luna Neto, o “Zé da Farmácia” (Podemos), e Juari Lopes Pinto, o “Prof. Juari” (PSDB), mudaram de ideia com relação às entidades que tinham indicado para conceder emendas.

Votação - A mudança depende de aprovação da maioria dos vereadores. A votação está na pauta da próxima quinta-feira (9). O projeto para alterar o texto não explica porque os parlamentares resolveram indicar novas entidades.

Emendas - Prof. Juari resolveu beneficiar a Cidade dos Meninos, Lar do Idoso Sirpha, com emendas em torno de R$ 10 mil para cada. No entanto, o lar de idosos deve receber uma segunda contribuição de R$ 12 mil. A emenda de Zé da Farmácia agora vai para Associação das Irmãs Franciscanas de São José e a de Delei é para Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Nos siga no Google Notícias