Lei máxima de MS está de aniversário de 42 anos
Assoprando velas - Um dos elementos mais importantes para garantir a ordem do cotidiano sul-mato-grossense completa 42 anos amanhã, 13 de junho, a Constituição Estadual de Mato Grosso do Sul. A peça foi promulgada em sessão solene nessa mesma data, só que em 1979.
Eficiência e na medida - "Mato Grosso do Sul conta com um dos mais modernos, limpos e ágeis textos constitucionais dentre os entes da Federação", destacou o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PSDB), sobre lei máxima. Nas quatro décadas, a peça foi modificada e passou por nova publicação em 1989.
Quem estava lá - O ato 01/1979 para a formação da Constituição de MS foi assinadp por Londres Machado, ainda hoje ativo na política como deputado estadual. O documento instituiu a Comissão Constitucional composta por Paulo Saldanha, Ramez Tebet, Rudel Trindade, Zenóbio dos Santos, Ary Rigo, Cecílio Gaeta e Odilon Nacasato
Túnel do tempo - Falando em política no passado, o deputado João Henrique Catan (PL) postou em seu Facebook antiga foto em que aparece engatinhado embaixo da mesa de trabalho do avô, o ex-governador Marcelo Miranda.
Vivência - "Quando eu falo que a política faz parte de mim desde sempre, é sobre isso", postou o parlamentar. Ele nasceu em 1988, nove anos após a primeira Constituição do Estado.
Ei, você aí - Sem falar especificamente em que país e por qual período, o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Adelaido Vila, afirmou que em algum lugar da Europa os empresários foram ressarcidos ao serem obrigados a manter seus estabelecidos fechados durante lockdown.
Me dá dinheiro aí -Segundo o dirigente, no Velho Continente há governos que bancaram até 80% do faturamento das empresas para que os empregados fossem mantidos e não houvessem demissões em massa, como se ameaça pelas bandas brasileiras.
Me põe na frente - Inês Santiago, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojístas, assim como Adelaido, cobra medidas menos duras para o comércio. "Se o varejo representa risco, não deveríamos ser os primeiros a vacinar?", também questionou durante a coletiva realizada ontem à tarde, sobre a fila de imunização
Guardião - Ex-vereador e atualmente ouvidor-geral da Polícia Civil, o delegado Wellington de Oliveira foi incumbido de mais uma função na corporação. Agora é responsável por fazer valer a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), protegendo os direitos fundamentais de liberdade e privacidade do portador dos dados
Trem da alegria? - Próximos do início de mais uma Copa América no Brasil, a expectativa entre os desportistas sul-mato-grossenses é saber se mais uma vez o presidente da Federação de Futebol local, Francisco Cezário, estará nos jogos, em especial os de Cuiabá, já que por aqui, não pisa em um estádio faz muito tempo.