Lei pode dar rasteira em folgado que se acha dono da rua
Adeus aos donos das ruas? - Talvez inspirado pelas imagens que se proliferam por Campo Grande, o vereador Jamal Salém (MDB) apresentou projeto de lei que obriga a remoção de veículos estacionados em vias ou locais públicos por mais de 30 dias aqui na Capital. O Executivo deverá disponibilizar local adequado para o depósito de carros, sucata, motos ou utilitários, onde permanecerão pelo prazo máximo de 30 dias, e depois podem levar a leilão, ou doar para entidades sociais. Além de recolhidos, o PL prevê multa aos proprietários.
Rasteira - O projeto pode não vingar, porque cria gastos para o município com provável necessidade de aluguel de local e pagamento de manutenção do que for apreendido, e a legislação não dá poder aos vereadores de aumentar as despesas do Executivo. Mas até que seria uma boa rasteira em donos de ferros-velhos ou garagens que se acham donos das ruas e ocupam os acostamentos sem nenhuma punição ou fiscalização.
Cheio de títulos - O ex-presidente Michel Temer (MDB) vai receber uma série de homenagens em sua passagem por Campo Grande no dia 21 de setembro. Desta vez, a Câmara Municipal decidiu apresentar Projeto de Lei para dar ao político o título de visitante ilustre em reconhecimento da sua trajetória como homem público.
Diferentão - Único da área da comunicação, o deputado estadual Lucas de Lima (PDT), de novo, vai contra a maré e escolheu um cinegrafista para homenagear no Dia do Repórter Fotográfico, celebrado em 2 de setembro, com o diploma de Honra ao Mérito Legislativo, criada pelo deputado Marcio Fernandes (MDB) para condecorar os fotógrafos “que notoriamente prestam ou prestaram relevantes serviços em favor do Estado”.
Fora do roteiro - Não é a primeira vez que o parlamentar “encaixa” algum homenageado fora do que foi proposto na criação das homenagens. Em 2019, entregou a policiais rodoviários federais medalhas que deveriam reconhecer os serviços prestados apenas por policiais e bombeiros militares de Mato Grosso do Sul.
Lembrança - O Dia do Repórter Fotográfico foi instituído no Estado para lembrar de Valdenir Rezende, profissional que dedicou a vida, como jornalista, a fotografar a história sul-mato-grossense e que morreu aos 55 anos, vítima de covid-19. Márcio Fernandes, que criou a honraria, a entregará aos dois filhos do fotógrafo, Álvaro e Bruno, que também trabalham na área.
Conexões - O Ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, Javier Gimenez, não pôde participar do encontro com a Fiems, em Campo Grande, por conta da agenda, mas fez breve aparição por vídeo conferência. Ele declarou que o laço comercial de MS e Paraguai é maior em relação a outros Estados de fronteira, mas que "estamos perto, mas ao mesmo tempo tão longe". Sugeriu então viabilizar uma conexão aérea direta de Campo Grande para Assunção.
Inspiração - Javier Gimenez também elogiou bastante as políticas públicas implantadas em Mato Grosso do Sul e disse que gostaria muito de "copiar" o Estado e aplicar o que funciona aqui no Paraguai.
Mais tempo - A Prefeitura de Campo Grande pediu e a Justiça adiou para 30 de novembro a perícia no prédio do antigo Colégio Osvaldo Cruz. O imóvel foi concluído em 1918, considerado patrimônio histórico-cultural do município, mas o Ministério Público alega má conservação, baseado em próprio documento da Sectur (Secretaria Municipal de Turismo).
Indefesas? - Causou estranheza a Polícia Federal em Mato Grosso do Sul promover curso de autodefesa para mulheres que, teoricamente, já deveriam ter sido bem preparadas para o exercício da função. O treinamento foi para 157 policiais federais, servidoras da Agepen/MS, do Corpo de Bombeiros, do Exército, da Força Aérea, da Guarda Municipal de Campo Grande e das policiais civil, militar e Rodoviária Federal. Na lista do que foi ensinado estão aulas como de luta, bloqueios, socos, técnicas de desvencilhamento e até defesa contra puxão de cabelo.