ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, TERÇA  03    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

Ouro em Paris, nome de atleta de MS é homenagem a russo

Por Clara Farias, Gabriela Couto e Jhefferson Gamarra | 07/09/2024 07:00
Atleta mostra a medalha de ouro que ganhou em Paris. (Foto: Paulo Maluf)
Atleta mostra a medalha de ouro que ganhou em Paris. (Foto: Paulo Maluf)

"Yeltsin" – O nome peculiar que "rodou o mundo" nos Jogos Paralímpicos de Paris é uma homenagem ao primeiro presidente da Rússia, pós dissolução da União Soviética. Segundo o próprio medalhista, Yeltsin Jacques, em 1991, Boris Iéltsin inspirava muito seu pai. "Boris fez um excelente trabalho para transformar o mundo em um lugar de paz", disse o atleta.

Sempre à brasileira – O paratleta frisou que mesmo viajando o mundo, segue comendo a comida brasileira. O atleta guia fluminense Guilherme Ademilson, parceiro de Yeltsin na medalha de ouro em Paris, é o chefe de cozinha escolhido pela equipe. Foi durante um curso de culinária, inclusive, que Guilherme se apaixonou pelo esporte e passou a se dedicar às competições.

Falta de personalidade? – Candidato a vereador em Campo Grande, o ex-secretário da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio), Adelaido Vila, tenta seguir o sucesso de Pablo Marçal (PRTB), candidato à prefeitura de São Paulo. Marçal utiliza em sua campanha o gesto de três dedos virados para baixo, formando a letra "M", em referência ao seu sobrenome e com o slogan "faz o M". Adelaido tentou reproduzir a ideia, mas trocando a letra para "A", inicial de seu nome, em uma clara tentativa copiar o gesto do candidato de SP.

Acessibilidade - Pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Bioparque Pantanal criaram sinais em Libras, ASL e Línguas Indígenas de Sinais para identificar espécies de peixes presentes no maior aquário de água doce do mundo. O objetivo é facilitar a comunicação e a experiência de deficientes auditivos, que antes encontravam limitações por não haver sinais específicos para várias espécies de peixes. O projeto visa promover a acessibilidade e incentivar métodos de comunicação alternativos na ciência.

Orações - Neste último final de semana, a senadora Soraya Thronicke (Podemos) adotou um gatinho durante uma visita ao município de Inocência. O felino recebeu o nome de Lasanha. "Infelizmente, ele está hospitalizado na UTI, e preciso de todas as orações e energias positivas para que ele se recupere logo e possa vir para casa", pediu a senadora.

Politizou - A denúncia de assédio sexual envolvendo o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, caiu como um prato cheio para as políticas da direita do Estado. Senadora Tereza Cristina (PP) aproveitou para se posicionar contra a situação. Em contrapartida, deputada federal Camila Jara (PT), que não perde a chance de se posicionar, decidiu optar pelo silêncio, assim como os demais colegas com mandato do partido.

Chocolate do bem - O SOS Pantanal lançou uma campanha beneficente para arrecadar fundos destinados ao combate aos incêndios e à restauração de áreas afetadas. A campanha, em parceria com a confeiteira Priscyla França, oferece uma barra de chocolate artesanal de 65 gramas, produzida com o mesmo processo que rendeu ao produto o título de Melhor Chocolate do Brasil. O chocolate, vendido por R$ 150, tem custo original de R$ 29, e o valor excedente será revertido para as ações de campo. A campanha busca o apoio da sociedade para essas iniciativas.

Agitados - A programação da Assembleia Legislativa para próxima semana é intensa. Os deputados vão entrar na discussão sobre os projetos de concessões das rodovias BR-262, BR-267, MS-338 e MS-395. Além disso, ocorrerá a 1ª Caminhada Passos pela Vida - Juntos pela Doação de Órgãos e Córneas.

Primeira agenda - Na terça-feira, dia 10, a Alems, por proposição do deputado Pedrossian Neto (PSD), o assunto será as estradas. O encontro ocorrerá no Plenarinho Nelito Câmara às 14h, com a presença de representantes do Escritório de Parcerias Estratégicas de Mato Grosso do Sul, que apresentarão estudos técnicos e os planos de concessão.

Correr - No domingo, dia 15, será realizada a 1ª Caminhada Passos pela Vida - Juntos pela Doação de Órgãos e Córneas, no Parque dos Poderes, às 8h. A concentração será no Centro de Múltiplo Uso – Arquiteta Zuleide Simabuco Higa. O evento faz parte das ações do Setembro Verde e da Semana Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos, com dinâmicas, orientações e avaliações físicas, além da participação da Liga do Bem. A ação é promovida pela Alems em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, Fundesporte e Setesc.

Nos siga no Google Notícias