ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SÁBADO  07    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Ouro em Paris, nome de atleta de MS é homenagem a russo

Por Clara Farias | 07/09/2024 07:00
Atleta mostra a medalha de ouro que ganhou em Paris. (Foto: Paulo Maluf)
Atleta mostra a medalha de ouro que ganhou em Paris. (Foto: Paulo Maluf)

"Yeltsin" – O nome peculiar que "rodou o mundo" nos Jogos Paralímpicos de Paris é uma homenagem ao primeiro presidente da Rússia, pós dissolução da União Soviética. Segundo o próprio medalhista, Yeltsin Jacques, em 1991, Boris Iéltsin inspirava muito seu pai. "Boris fez um excelente trabalho para transformar o mundo em um lugar de paz", disse o atleta.

Sempre à brasileira – O paratleta frisou que mesmo viajando o mundo, segue comendo a comida brasileira. O atleta guia fluminense Guilherme Ademilson, parceiro de Yeltsin na medalha de ouro em Paris, é o chefe de cozinha escolhido pela equipe. Foi durante um curso de culinária, inclusive, que Guilherme se apaixonou pelo esporte e passou a se dedicar às competições.

Falta de personalidade? – Candidato a vereador em Campo Grande, o ex-secretário da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio), Adelaido Vila, tenta seguir o sucesso de Pablo Marçal (PRTB), candidato à prefeitura de São Paulo. Marçal utiliza em sua campanha o gesto de três dedos virados para baixo, formando a letra "M", em referência ao seu sobrenome e com o slogan "faz o M". Adelaido tentou reproduzir a ideia, mas trocando a letra para "A", inicial de seu nome, em uma clara tentativa copiar o gesto do candidato de SP.

Acessibilidade - Pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Bioparque Pantanal criaram sinais em Libras, ASL e Línguas Indígenas de Sinais para identificar espécies de peixes presentes no maior aquário de água doce do mundo. O objetivo é facilitar a comunicação e a experiência de deficientes auditivos, que antes encontravam limitações por não haver sinais específicos para várias espécies de peixes. O projeto visa promover a acessibilidade e incentivar métodos de comunicação alternativos na ciência.

Orações - Neste último final de semana, a senadora Soraya Thronicke (Podemos) adotou um gatinho durante uma visita ao município de Inocência. O felino recebeu o nome de Lasanha. "Infelizmente, ele está hospitalizado na UTI, e preciso de todas as orações e energias positivas para que ele se recupere logo e possa vir para casa", pediu a senadora.

Politizou - A denúncia de assédio sexual envolvendo o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, caiu como um prato cheio para as políticas da direita do Estado. Senadora Tereza Cristina (PP) aproveitou para se posicionar contra a situação. Em contrapartida, deputada federal Camila Jara (PT), que não perde a chance de se posicionar, decidiu optar pelo silêncio, assim como os demais colegas com mandato do partido.

Chocolate do bem - O SOS Pantanal lançou uma campanha beneficente para arrecadar fundos destinados ao combate aos incêndios e à restauração de áreas afetadas. A campanha, em parceria com a confeiteira Priscyla França, oferece uma barra de chocolate artesanal de 65 gramas, produzida com o mesmo processo que rendeu ao produto o título de Melhor Chocolate do Brasil. O chocolate, vendido por R$ 150, tem custo original de R$ 29, e o valor excedente será revertido para as ações de campo. A campanha busca o apoio da sociedade para essas iniciativas.

Agitados - A programação da Assembleia Legislativa para próxima semana é intensa. Os deputados vão entrar na discussão sobre os projetos de concessões das rodovias BR-262, BR-267, MS-338 e MS-395. Além disso, ocorrerá a 1ª Caminhada Passos pela Vida - Juntos pela Doação de Órgãos e Córneas.

Primeira agenda - Na terça-feira, dia 10, a Alems, por proposição do deputado Pedrossian Neto (PSD), o assunto será as estradas. O encontro ocorrerá no Plenarinho Nelito Câmara às 14h, com a presença de representantes do Escritório de Parcerias Estratégicas de Mato Grosso do Sul, que apresentarão estudos técnicos e os planos de concessão.

Correr - No domingo, dia 15, será realizada a 1ª Caminhada Passos pela Vida - Juntos pela Doação de Órgãos e Córneas, no Parque dos Poderes, às 8h. A concentração será no Centro de Múltiplo Uso – Arquiteta Zuleide Simabuco Higa. O evento faz parte das ações do Setembro Verde e da Semana Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos, com dinâmicas, orientações e avaliações físicas, além da participação da Liga do Bem. A ação é promovida pela Alems em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, Fundesporte e Setesc.

Nos siga no Google Notícias