Passagem de faixa tem "nervosismo" e mimos
Descontraído - Na hora de receber a faixa, durante sua posse o governador Eduardo Riedel (PSDB), confessou, de forma descontraída e aos risos: "estamos nervosos". Isso para explicar o porquê da dificuldade em acertar o lado certo de colocar a faixa nos ombros.
Mimos - Das mãos do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Correa (PSDB), Riedel recebeu como presente uma pintura em tela. No quadro um Tuiuiu alçando vôo, uma alusão aos votos da Casa Legislativa ao novo governador. "Decola, Eduardo Riedel", disse Corrêa. O vice-governador, José Carlos Barbosa, o "Barbosinha" (PP), e o governador, Reinado Azambuja (PSBD), também ganharam artes de presente.
Ausentes - Os vereadores Camila Jara (PT), Tiago Vargas (PSD), Paulo Landes (Patriota) e João César Matogrosso (PSDB) não participaram da sessão solene de recondução da mesa diretora da Câmara Municipal no domingo (1°). O presidente da Câmara, vereador Carlos Augusto Borges, o "Carlão", disse que alguns estão viajando e perguntaram a ele se seria obrigatória a participação, mas ele informou que não.
Parecia um show – A posse dos 11 secretários de Mato Grosso do Sul na noite de domingo (1º) ficou longe de ser protocolar e “chata”. Teve show com cantora gospel, intérpretes e filme sobre o Estado. O filme reproduziu o ano em que um governador do Estado era eleito e um grande acontecimento que acontecia no mundo na época.
Homenagem - Um dos jogadores do Operário,que jogou na Coreia do Sul em 1982, foi um dos homenageados da noite. A criança Olívia Chiorello entrou no palco para interpretar o trecho da Poesia Completa, de Manoel de Barros, mas chorou durante a apresentação. Ela teve apoio do ator André Tristão, que recitou antes o Trem do Pantanal e a ajudou com carinho a terminar de recitar o poema.
Presente - Questionado se Reinaldo Azambuja deixou algum recado ou presente na gaveta da mesa de governador para Eduardo Riedel, ele respondeu na lata: “Deixei dinheiro em caixa".
Em Brasília - Mato Grosso do Sul teve, pelo menos, três políticos participando da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no domingo (1º). A vereadora e deputada federal eleita Camila Jara (PT) publicou cada momento dos bastidores da sua participação e, no salão de beleza, confessou estar com “ansiedade a mil”.
Emoção - No fim, Camila se emocionou. O choro veio ao ver Lula recebendo a faixa de uma mulher negra. Ela se referiu à catadora cooperativista Aline Sousa, de 33 anos, escolhida para o ato, junto a outros representantes do povo.
Tietando - O deputado federal Vander Loubet (PT) também aproveitou ao máximo o evento e até tirou foto com o ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, que veio ao Brasil “prestigiar a festa da democracia”, nas palavras de Vander. Outro que fez questão de participar foi o candidato ao Senado nas últimas eleições, o professor Tiago Botelho (PT).
Em MS - Por aqui também foi dia de festa com a posse do governador Eduardo Riedel (PSDB) e alguns deputados federais preferiram acompanhar o evento na Assembleia Legislativa ao invés de participar da posse do presidente. O deputado federal reeleito Beto Pereira (PSDB) e o deputado eleito Geraldo Rezende (PSDB) prestigiaram a posse do governador.