ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUINTA  15    CAMPO GRANDE 30º

Jogo Aberto

Prefeita diz que fará mais trocas no secretariado

Anahi Zurutuza | 10/12/2022 07:00
Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, durante evento. (Foto: PMCG/Divulgação)
Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, durante evento. (Foto: PMCG/Divulgação)

Reforma administrativa – A demissões e contratações para o alto escalão da Prefeitura de Campo Grande não pararam com as substituições mais recentes, do comando das secretarias de Saúde e Educação. A prefeita Adriane Lopes não disse quais, mas afirmou que continuará fazendo trocas. “Nós estamos reestruturando a gestão, fazendo uma reforma administrativa”, explicou ao Campo Grande News ao comentar o assunto.

Cadeira vaga – A prefeita só não tem ainda nome fechado para assumir a Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) após o pedido de demissão do secretário Valério Azambuja, mas disse que até a semana que vem haverá uma decisão. “Não, nós ainda não temos nome, na semana que vem provavelmente nos vamos anunciar”.

Nova contratação – A Ouvidoria-Geral do Município está sob novo comando. O psicólogo Robson Batista Dias teve sua nomeação publicada em edição extra do Diogrande. O novo ocupante do cargo diz que quer expandir a rede de comunicação da população com a administração municipal. “A Ouvidora-Geral do Município é um canal permanente de comunicação entre o cidadão e a Prefeitura, que permite aos munícipes colaborarem com a melhoria do serviço prestado. Nosso desafio, a partir daqui, é ampliar esta rede e torná-la um instrumento de participação social direta, de fácil acesso à população”, disse.

Marcado – Foi marcada para o dia 15 de dezembro a inauguração da Cidade do Natal, nos altos da Avenida Afonso Pena, às 18h. O “Show da Luna”, contratado pela Prefeitura para a abertura, deve começar uma hora depois.

Programação – Mas, antes disso, na próxima segunda-feira (12), o Executivo municipal dará largada à programação natalina com show dos palhaços Patati e Patatá, na Praça Ary Coelho. A festa começa às 18h e a apresentação infantil, às 19h. A agenda de eventos natalinos vai até o dia 23.

Influente – A BBC divulgou nesta semana a lista das 100 mulheres que classifica como mais inspiradoras e influentes do mundo em 2022. A senadora por Mato Grosso do Sul, Simone Tebet (MDB), é uma delas, ao lado de outras duas brasileiras, a ativista e jornalista indígena Alice Pataxó e Erika Hilton, a primeira mulher trans negra eleita para o Congresso nacional.

Conquista – Por rede social, Simone parabenizou Alice e Erika. “Que esse reconhecimento fortaleça ainda mais a luta de vocês em defesa das pessoas esquecidas no Brasil”. A senadora também diz sentir-se honrada de recebeu o título. “Fazer parte da BBC 100 Women é uma conquista coletiva para todas nós, brasileiras que lutamos para melhorar a vida de quem mais precisa. Embora tenha havido enormes avanços nos direitos das mulheres, ainda há um longo caminho a ser percorrido”.

Mulheres na política – Em duas décadas, o Brasil conseguiu dobrar a proporção de mulheres nos governos municipais, mas Mato Grosso do Sul está entre os estados com menores proporções de municípios comandados por prefeitas. Por aqui, elas estavam à frente de 7,6% das prefeituras até o ano passado, conforme levantamento feito pelo Estadão.

Inspiração - Ações dos ministérios públicos do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul inspiraram projeto de lei prevendo que celulares apreendidos em presídios sejam encaminhados para o uso escolar. Por aqui, o projeto Transforme, elaborado pela promotora Jiskia Sandri Trentin e implantado em 2021, entregou 735 celulares usados ilegalmente por presos para a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, que ficou responsável por distribuir a aluno da Reme (Rede Municipal de Ensino) que não tinham o smartphones para acessar aulas on-line.

Satisfação – Em entrevista à Folha de S. Paulo, a promotora disse ter ficado satisfeita com a iniciativa inspirar lei. "Ações como a da Transforme são fáceis de se replicar em outras procuradorias no Brasil", declarou. "Inclusive nos colocamos à disposição para colaborar no que for necessário, encaminhando nossa carta-projeto".

Nos siga no Google Notícias