Professor manda deputado tratar trauma sobre banheiro
Vá se tratar! - O ex-candidato ao Senado, professor Tiago Botelho (PT), mandou uma direta ao deputado estadual João Henrique Catan (PL) após apresentação de projeto que proíbe banheiros, vestiários e assemelhados na modalidade unissex em escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul. O assunto deixou o professor universitário “pistola”. "Sugiro, deputado, que faça tratamento psicológico e cure seus traumas. A educação precisa de deputados que a entenda e a defenda. Seu projeto é um desserviço, pois mente e cria falsa sensação que existe banheiro unissex nas escolas. Não, não existe".
Entra por um ouvido... - Inócuo é pouco para definir alguns projetos apresentados no Legislativo Estadual. O deputado João César Mattogrosso (PSDB), por exemplo, mostrou sua preocupação com excesso de uso de celulares. Duro é a forma escolhida por ele para convencer a meninada sobre os males da tecnologia. Apresentou nesta quarta-feira (5), projeto de lei que institui, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, a “semana de conscientização e prevenção aos males causados pelo uso intenso de celulares, tablets e computadores por bebês e crianças”.
Zero bala – Após enfrentar cirurgia no coração, no mês passado, o deputado estadual Zeca do PT retornou à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (5). Questionado sobre a saúde, disse que está “zero bala”. Mas o medo ainda é grande, porque o pai, os tios e os dois irmãos morreram por problemas cardíacos. As perdas recentes de uma sobrinha, além da morte do deputado estadual Amarildo Cruz (PT), aumentaram o receio e agora o petita jura que vai cuidar da saúde.
Hermanos – E Zeca parece recuperado mesmo, pronto para vinho e tango. Na semana que vem, viaja com o deputado Paulo Corrêa (PSDB) à Argentina, representar o Legislativo no 3º Fórum sobre a Rota Bioceânica, que será realizado na Província de Salta. Para ter ideia de como o tema é antigo, a discussão começou na década de 1990.
Vai e volta - Desde então, os debates sobre a instalação de um corredor comercial vira e mexe rendem viagens ao exterior, pagas com dinheiro público. Desta vez, os dois vão ficar fora de 12 a 14 de abril. A justificativa é que ambos integram a Frente Parlamentar para o Acompanhamento da Implantação da Rota Bioceânica, criada para "discutir as políticas públicas relacionadas ao projeto”.
Feriadão – O deputado João Catan (PL) não aparece tem tempo presencialmente nas sessões da Assembleia Legislativa. A última foi na quarta-feira (29) da semana passada. Na quinta ele foi à Brasília acompanhar o retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na terça-feira (4), inclusive, foi o único a não participar da votação de projetos, com exceção de Zeca do PT, que ainda estava em afastamento médico. Nesta quarta-feira (5), pré-feriadão, o parlamentar até votou, mas de forma on-line.
Ponto de apoio - A inauguração ainda não foi marcada, mas está concluída a obra de novo espaço multiuso no Parque dos Poderes. O local terá três utilizações: do Corpo de Bombeiros, para exercícios e treinamentos; para o Detran-MS, que guarda ali os equipamentos de utilização do projeto Amigos do Parque; e para a comunidade local, como ponto de apoio e descanso, com banheiros e bebedouros.
Não funciona - Por outro lado, dispositivos instalados na reforma do Parque dos Poderes, para liberar vapor e refrescar a população, já foram alvo de vandalismo com pichações. Mas antes mesmo disso, pararam de funcionar. Conforme a assessoria de imprensa do Governo do Estado, a pressão da água era muito forte e o encanamento estourava. Por isso, diante da avaliação dos técnicos da prefeitura do parque, foram desativados. Os dispositivos estão em manutenção.
Cannabis - A próxima segunda-feira promete debate quente na Câmara Municipal de Campo Grande. Apesar de não legislar sobre o tema, a casa vai discutir o uso e a aplicação medicinal do Canabidiol. A autora da convocação argumenta que um dos motivos é desmistificar preconceitos sobre os usos da cannabis medicinal e impulsionar o acesso ao tratamento. “ O plantio legalizado e com fins medicinais e científicos, garante qualidade de vida de doentes e proporciona ampliação da pesquisa”, defende a vereadora Luiza Ribeiro.
Inteligência X pilhas de processos - Por determinação da presidente do Conselho Nacional de Justiça, a ministra Rosa Weber, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Sérgio Martins, e a juíza de Três Lagoas, Janine Rodrigues de Oliveira Trindade, vão compor o Centro de Inteligência do Poder Judiciário. O grupo existe desde 2020, com a missão de diminuir a morosidade da Justiça brasileira.